A importância da maturidade digital no B2B

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O termo maturidade digital é familiar para você? Se alguém questionar em qual nível de maturidade digital a sua empresa se encontra, você saberá a resposta? Definir essa expressão é bastante fácil, ela está ligada ao quanto um negócio está adaptado e preparado para competir em um ambiente digital. 

 

Mas o que é atingir a maturidade digital? Muito além de utilizar ferramentas tecnológicas e técnicas de marketing digital, ela está relacionada também à estrutura da organização, seus colaboradores e sua cultura, onde tudo deve estar alinhado ao digital

 

No artigo de hoje, vamos ajudar você a compreender melhor o que é essa maturidade no B2B, sua importância e as melhores práticas para alcançá-la. 

 

Se interessou pelo tema? Então, vamos logo ao que interessa. Aproveite a leitura!

 

O que é maturidade digital?

Maturidade digital é o termo usado para fazer referência à capacidade que uma empresa tem de se manter altamente competitiva dentro de um ambiente digital. Para alcançar isso, ela precisa estar atenta às novidades tecnológicas, para ter capacidade de responder de forma eficiente às demandas. 

 

O significado desse termo varia de mercado para mercado. No Brasil, por exemplo, está bastante relacionado ao marketing digital, que utiliza os estágios de maturidade criados pelo Google: 

 

  • Empresas nascentes — representam empresas que não investem ou não estão muito atentas às suas estratégias digitais, usando dados mantidos por outras organizações. É o nível básico de maturidade digital. 
  • Empresas emergentes — são aquelas que estão em uma fase de armazenamento e tratamento de dados, mas ainda não sabem como cruzá-los para gerar informações relevantes. 
  • Empresas conectadas — aqui, as empresas usam os dados de forma proativa, interligando e conectando informações geradas de canais variados, conseguindo, desta forma, cruzar resultados e analisar métricas específicas para as ações feitas. 
  • Empresas multimomento — são as empresas que têm capacidade de usar todo o potencial da tecnologia ao seu favor, desenvolvendo experiências únicas para seus clientes e criando, assim, um relacionamento duradouro

 

Atualmente, são pouquíssimas empresas brasileiras que conseguem atingir o último nível. Em mercados como nos EUA e Europa, o cenário é diferente.

 

Para alcançar um nível de maturidade digital satisfatório para sua empresa, é necessário fazer um diagnóstico, para assim saber que ações são necessárias para ganhar mais espaço no universo digital B2B e alavancar vendas.

 

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Os 5 níveis de maturidade digital

A maturidade digital é dividida em 5 estágios distintos. Através deles, é mais fácil mensurar e identificar onde sua empresa está localizada e o que é preciso ser feito para evoluir para o próximo nível. Vamos explicar cada um deles. 

 

Nível 1

Nesse primeiro momento, a empresa até busca adotar soluções digitais, mas com o propósito de continuar o que já vinha sendo feito anteriormente. É a situação da grande maioria das empresas, que adotam, por exemplo, a digitalização de documentos, mas apenas para tornar prático o armazenamento de documentos.

 

Aqui, a mudança não é estrutural, ou seja, não modifica o modo de atuação da empresa. Ela simplesmente tem o objetivo de agilizar as tarefas. O problema gerado é que empresas que estão nesse nível estão perdendo uma grande fatia de mercado para a concorrência.  

 

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Nível 2

No segundo nível, as soluções digitais já ganharam meios formais de serem implementadas, servindo para automação de processos internos. A empresa entende, finalmente, que a tecnologia é fundamental em todos os processos, ainda que a estrutura não se modifique de forma profunda.

 

Essa fase é tratada apenas como uma transição, já que as organizações que estão nela chegaram ali por pressão dos concorrentes com mais maturidade digital. 

 

Nível 3

Nesse estágio, a empresa já tem em seu DNA o uso da tecnologia e suas estratégias digitais como parte importante do planejamento empresarial. Em função disso, colaboradores se tornam mais participativos e abertos a mudanças e inovações

 

A estruturação do processo chamado Transformação Digital se torna mais clara e fácil de ser feita, onde profissionais, como os que fazem parte da equipe de marketing, são designados para implementação de ações digitais que trarão resultados positivos para a empresa

Nível 4

No quarto estágio, a empresa como um todo está pautada na tecnologia e na inovação. Existem empresas que já nasceram dentro dessa realidade, como o Airbnb e o Uber, tendo modelos de negócios disruptivos e super tecnológicos. 

 

Nível 5

É o último nível da maturidade digital. Aqui, as empresas inovam cada vez mais, lançando produtos e serviços tendo a tecnologia como aliada e usando ela para atrair, de forma encantadora, novos clientes. 

 

Como atingir a maturidade digital no B2B?

Existem algumas práticas que devem ser adotadas pelas empresas que desejam atingir um alto nível de maturidade digital e se manterem competitivas.

 

Use os dados de forma inteligente

Dados coletados de ações feitas através de marketing digital são excelentes para gerar informações que podem ser usados para melhorar produtos e serviços ofertados aos seus clientes. 

 

Flexibilidade e segurança na infraestrutura

Adote uma infraestrutura de tecnologia que atenda às necessidades de segurança e privacidade com a capacidade de flexibilizar suas capacidades, de acordo com as demandas do negócio. Uma agência de marketing sabe quais ferramentas usar para trazer ótimos resultados, sem abrir mão da segurança.

 

Deixe os fluxos de trabalho inteligentes

Implemente e reajuste de forma contínua processos, deixando tarefas pesadas e repetitivas para a tecnologia e liberando seu time para ações de cunho mais estratégico.  

 

Conte com especialistas em tecnologias

Para implementar todas as ações necessárias e alcançar maturidade digital, é fundamental contar com profissionais especializados em estratégias digitais. 

 

Uma agência de marketing conta com todos eles, prontos para desenvolverem ações que irão ajudar sua empresa a estar 100% incluso no universo digital.

 

Experiência unificada do cliente

Proporcione uma experiência encantadora ao cliente, buscando solucionar seus problemas de forma transparente e estando com ele mesmo após a venda final. 

 

Muito mais importante do que fechar um negócio, é fundamental fidelizar seu público, para que sua empresa se torne referência e seja sempre lembrada. Uma ótima forma de fazer isso é usando a metodologia do Flywheel Marketing

 

E agora, já entendeu porque é tão importante a sua empresa buscar um alto nível de maturidade digital

 

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