Captar novos alunos depende, cada vez mais, das estratégias do Marketing Digital no ramo educacional. Quando bem aplicadas, é possível aumentar o número de matrículas e alcançar grandes resultados para sua Instituição de Ensino.
Porém, antes de nos aprofundarmos nesse assunto, iremos mencionar 02 situações muito comuns de gestores de IE. A primeira delas é aquela velha tradição de trabalhar e investir no marketing somente na sazonalidade de novas matrículas, muitas vezes investindo apenas nos 04 meses que antecedem esse período.
Bom, aí já está o primeiro erro. O caminho mais indicado é que a IE atue com ações de marketing no ano inteiro, principalmente considerando que grande parte dos novos alunos vai vir de indicação dos alunos atuais.
A segunda situação está relacionada como o Gestor realiza o seu investimento de Marketing. Afinal de contas, estamos passando por um processo de mudança. Hoje em dia, investimos cada vez menos no marketing offline, como outdoor, folhetos, eventos presenciais, entre outros, e passamos a investir cada vez mais no Mareting Digital.
Uma pesquisa realizada pela HubSpot mostrou que 07 em cada 10 pessoas fazem pesquisas no Google antes de tomar qualquer decisão de entrar contato com uma empresa. Isso nos leva a entender que o comportamento do aluno e dos pais mudou e que a escolha de um colégio para os filhos ou de um curso superior, passa por um caminho muito mais complexo.
A nova geração está cada vez mais conectada nas redes sociais e na internet como um todo, principalmente no celular. Isso é uma realidade e não podemos negar. Então, o papel do Marketing Digital no ramo educacional é atrair a atenção desse aluno potencial (sem ser invasivo) e mostrar o porquê da sua instituição de ensRedes sagino ser a melhor escolha para o futuro dele.
Mas afinal, como fazemos isso?
Para você entender melhor, temos aqui o funil do Marketing Educacional.
- ATRAIR
Observe que a primeira etapa é atrair os alunos potenciais ou pais potenciais, dependendo do segmento da sua instituição de ensino. Por exemplo, se a sua escola oferece um Ensino Básico, muito provavelmente os pais que irão pesquisar sobre a sua escola. Diferente de uma faculdade que oferece cursos superiores. Nesse caso, o principal cliente é o próprio aluno e não os seus responsáveis.
Deu para perceber a diferença? Por isso que é extremamente importante deixar bem definido qual é o seu público-alvo e a melhor maneira de atrair a atenção dele. Afinal de contas, cada um possui uma comunicação diferente para ser trabalhada.
- CONVERTER
Depois da etapa de atrair a próxima fase do funil de Marketing Digital no ramo educacional é converter esses interessados em realizar matrículas em Leads. Caso você não lembre, lead é o início do interesse ou questão de um possível cliente num determinado produto ou serviço de uma empresa.
Ou seja, é aquele momento em que o aluno ou pai faz um cadastro em algum formulário do seu website, por exemplo. Lá ele terá que deixar informações importantes para você criar um relacionamento, como nome, e-mail e telefone.
Caso você queira saber mais sobre o assunto, confira nossa matéria explicando o que são leads.
- RELACIONAMENTO
Logo em seguida, iniciamos as atividades de relacionamento com eles, na qual o Lead será nutrido com conteúdos que o tornarão preparado para realizar sua matrícula.
Nessa fase, o e-mail e as redes sociais funcionam muito bem, e essa nutrição pode ser feita de diversas formas, por exemplo: “Dicas de como escolher a melhor Instituição de Ensino” ou então “Por que escolher a escola X para realizar o curso”, entre outros.
Outro tipo de conteúdo muito utilizado são os vídeos depoimentos. Nesse caso, a escola realiza um vídeo com o relato de um aluno ou ex-aluno, contando toda a experiência positiva que ele teve com a IE. Aqui, mais uma vez, o material também poderia ser um vídeo depoimento dos pais daquele estudante.
Veja um exemplo na prática do vídeo que a agência WebSnap preparou para o cliente Polígono:
A grande vantagem desse tipo de conteúdo do Marketing Digital no ramo educacional é que o vídeo depoimento tem um poder muito grande de influenciar os outros potenciais clientes na tomada de decisão de realizar a matrícula, que é a nossa próxima etapa do funil.
- FECHAR MATRÍCULAS
Quando atingimos a matrícula, é fundamental analisar todos os resultados que foram gerados até aquele momento. Nessa etapa, você irá observar se as estratégias que você está realizando com aquele cliente estão dando certo, ou se é necessário mudar alguma coisa, seja a comunicação ou forma de trabalhar.
Isso porque, mesmo com a matrícula feita o aluno ainda pode desistir no meio do caminho ou então trancar o curso que está realizando. E é a partir disso, que seguimos para a próxima sequência do funil, que é o trabalho de reter esses alunos.
- RETER OS ALUNOS
A etapa de reter os alunos nada mais é do que fazer com que eles se sintam seguros em terem realizado uma ótima escolha. Ao mesmo tempo, tentar incentivá-los a indicarem a IE para novos alunos. Afinal de contas, boa parte dos alunos ainda vem da indicação e essa indicação pode ser impulsionada após o trabalho de retenção.
Vale lembrar que é fundamental trabalhar esse funil com ferramentas de automação e integrar esse trabalho de Marketing Digital no ramo educacional com o seu departamento de vendas. Quer ouvir um exemplo prático?
Se você investir R$ 10.000 no Google, quanto isso retornou de novos alunos? Esse é um tipo de indicador que a sua instituição precisa ter, pois esse é o marketing estratégico.
O marketing estratégico nada mais é do que aquele que você possui informações que facilitam as suas decisões, o controle dos resultados, além da captação de novos alunos de forma escalável, atingindo os melhores resultados.
Mas afinal o que é ter baixo resultado e bom resultado? Uma ótima maneira de descobrir isso é utilizar o funil benchmark do ramo educacional. Nele, você encontra uma tabela como referência, que nada mais é do que uma média dos resultados das instituições de ensino do nosso mercado nacional.
E aí, gostou desse material? Caso queira se aprofundar ainda mais no assunto, separamos outros 02 vídeos que mostram detalhes e dicas de como funciona o Funil na prática. Aperte o play e aproveite!
Precisando de uma agência de Marketing Digital no ramo educacional? Entre em contato com a WebSnap e fale com um de nossos especialistas! Até mais. (:
Leia também:
– Marketing para faculdades e os Vídeos depoimentos
– Marketing no ramo educacional: entenda como atrair mais alunos!