Influenciadores digitais. Por que trabalhar com eles? Como podem trazer benefícios á sua empresa através do Marketing de Conteúdo?
Na era digital em que vivemos e vem cada vez mais crescendo, podemos visualizar de maneira empreendedora os influenciadores digitais que estão se ampliando pela internet e ganhando seu próprio dinheiro com marketing de conteúdo.
Antes de começarmos a explicar como você e sua empresa podem se beneficiar trabalhando com eles, vamos explicar o que é um influenciador digital, onde vivem e do que se alimentam.
O que são influenciadores digitais?
Os influenciadores digitais são pessoas que possuem um grande alcance de público na internet através de qualquer mídia e redes sociais criando conteúdo voltado ao seu público alvo. Se alimentam de views de seus seguidores nas plataformas: Youtube, Instagram, blogs, Snapchat, Twitter e Facebook.
Por conta de sua grande rede de pessoas conectadas ouvindo o que eles têm a dizer, o seu público sente mais confiança em adquirir algo que esteja sendo indicado, e a partir daí entram as parcerias e colaborações.
Os ‘Influencers’ têm uma metodologia empreendedora a ser seguida para ganhar mais visualizações e ‘leads’, tais como:
⦁ Criar conteúdo pensando na audiência: Estratégias de Marketing de Conteúdo precisam ser feitas com base naquilo que o público-alvo quer para solucionar seus problemas
⦁ Mensuração: Esse comportamento diante da possibilidade de mensurar tudo e ter retorno imediato da audiência é importante para tomar as decisões necessárias para definir o conteúdo que será produzido, e em quais plataformas: textos, vídeos, imagens, podcasts.
⦁ Ouvir o público: O cliente precisa estar satisfeito e ser atendido com aquilo que ele deseja
⦁ Conexão e comunicação: A melhor forma de entregar o conteúdo é mantendo proximidade com os clientes e público-alvo.
Por que utilizá-los em sua estratégia digital?
Os influenciadores digitais desenvolveram um novo tipo de relacionamento entre produtor de conteúdo e público, o que por consequência, faz com que os consumidores se tornassem mais exigentes na hora de adquirir produtos.
A estratégia digital da sua empresa precisa envolver o público, e influenciadores digitais farão isso de forma inovadora e convincente.
As pessoas precisam ir até a empresa consumir o que elas têm, e para mais eficácia, é importante termos influenciadores digitais que irão compartilhar de forma sincera sobre o produto fornecido a eles, ou até mesmo fazer uma publicidade anunciando o tal produto.
Com isso, a empresa que está sendo apresentada ao público, terá mais chance daquele produto ser consumido por conta da indicação por uma pessoa que eles confiam. Isso torna tudo mais prático para a sua empresa.
É preciso ficar atento em qual público você está querendo atingir,e para isso você precisa pesquisar em qual plataforma é melhor fazer essa publicidade de acordo com o seu público alvo e de acordo com o produto que está sendo ‘vendido’.
Tudo precisa estar uniformemente conectado, e claro, fazer sentido aos compradores. Por exemplo, você não pode pedir para um influencer de games indicar um produto de beleza. Por isso é tão importante uma pesquisa de campo antes de ir atrás de um influenciador digital para a sua estratégia digital.
Cases de Sucesso com Influenciadores Digitais da Agência Websnap:
Rodrigo Caminitti
Formado em Marketing pela Metodista e com MBA de Gestão Estratégica de serviços pela FGV. Fundou a WebSnap em 2009 que teve destaque como a primeira agência brasileira a oferecer estratégia em Social Media para as empresas.
CEO Agência Websnap, Rodrigo Caminitti