Como fazer Marketing Digital para Indústria?

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A indústria é um setor de grande importância na economia brasileira. Por conta disso, esse ramo torna-se altamente concorrido, fazendo com que empresas busquem estratégias inovadoras para se diferenciar dentro do mercado. Estamos falando do Marketing Digital para Indústria.

Focada na divulgação de produtos e serviços na internet, essa é a principal maneira das indústrias se reposicionarem e apostarem em novos meios para alavancarem suas vendas.

Mas você sabe como aplicar essa metodologia dentro do seu negócio?

Pensando nisso, a WebSnap separou os principais passos para te ajudar nessa missão e alcançar grandes resultados. Confira!

Marketing Digital para Indústria

 

  1. Desenvolva um bom planejamento

O planejamento é o primeiro passo do Marketing Digital para Indústria. Através dele, você poderá identificar as melhores estratégias para o seu negócio e qual o melhor caminho para seguir.

Nele, é importante definir alguns pontos. São eles:

  • Objetivo: o objetivo é a definição concreta de onde você quer chegar. Por exemplo: tornar-se referência no ramo da Indústria Automobilística; aumentar o número de ventas em 50%; entre outros.

 

  • Metas: já as metas são as estratégias e ações realizadas a fim de alcançar o seu objetivo definido. Por exemplo: se o seu objetivo é tornar-se referência no ramo da Indústria Automobilística, uma de suas metas pode ser a fidelização de novos clientes.

 

  • Persona: a persona é um personagem fictício que se caracteriza como cliente ideal da sua empresa. Esse personagem possui informações reais, como nome, idade, desejos de compra, entre outros. Para criar uma persona, é necessário coletar informações dos seus clientes, como suas dores, problemas, objetivos e desafios.

 

  1. Utilize as principais estratégias de Marketing Digital

Com o planejamento feito, vamos para o segundo passo do Marketing Digital para Indústria: as estratégias. Elas que serão as responsáveis por alcançar suas metas e objetivos definidos na etapa anterior. Por isso, é fundamental investir naquela que mais se identifica com o seu negócio.

Hoje em dia, existem diversas estratégias do Marketing Digital. Nós separamos algumas delas. Veja abaixo.

  • Conteúdos

Os conteúdos têm como objetivo educar os leads sobre a sua solução e trazê-los mais próximo do fundo do funil de vendas, sem a necessidade de colocar um vendedor ativamente nesta função.

Marketing Digital para IndústriaEle pode ser em vários formatos e compartilhado em diferentes meios. Ele será utilizado especialmente para atrair novos visitantes para o seu site, transformar a sua marca em uma autoridade no assunto que trabalha, gerar e nutrir leads.

  • Redes Sociais

Como você deve saber, as redes sociais são, atualmente, os principais canais de comunicação. Para as indústrias, as mais interessantes são o LinkedIn, Facebook e Instagram. Aqui, o mais importante é saber onde o seu público se encontra para utilizar a rede social que melhor se identifica.

Além de postar os seus conteúdos nas redes sociais, é importante lembrar-se de sempre manter-se ativo com os seus usuários. Curta, compartilhe e comente sempre que possível. Assim, você terá um relacionamento mais próximo com o seu público.

  • Blog

O blog é outra estratégia indispensável para o seu negócio. Através dele, você consegue mostrar a importância do seu serviço para o seu público-alvo sem, necessariamente, mencioná-lo. Para isso, basta abordar temas relativos ao seu segmento de atuação, que explorem as dores que são solucionadas pelo que você oferece.

Além disso, vale lembrar que o blog é uma ótima ferramenta para te ajudar a aparecer nas primeiras páginas do Google. Para isso, você deverá utilizar estratégias de SEO dentro dos seus conteúdos.

O SEO trata-se de um conjunto de ações usadas para melhorar o posicionamento dos sites nos resultados de pesquisa dos buscadores como o Google. Uma das suas principais técnicas é a otimização de palavras-chave , que são termos específicos usados pelas pessoas que pesquisam na internet.

Ao publicar bons conteúdos em seu blog, os mecanismos de busca entendem que eles vão ajudar as pessoas que pesquisam na internet. Sendo assim, sua página aparecerá nas primeiras pesquisas dos usuários, referente aquele assunto.

Veja abaixo 06 motivos para começar a usar estratégias de SEO o quanto antes.

  • E-mail marketing

O e-mail marketing é outra ferramenta importantíssima em uma estratégia de marketing digital para indústria. Isso porque, através dele você pode atuar no relacionamento com clientes e fazer dele um perfeito canal de nutrição de leads.

Aqui, uma dica bacana é investir na automação de marketing. Como o próprio nome já diz, essa estratégia tem como objetivo automatizar algumas ações e processos de marketing.

Nesse caso, é possível enviar uma série de e-mails pré-programados de forma automatizada. Assim, quando um visitante realiza alguma ação, como se inscrever em alguma página para receber novidades, por exemplo, a ferramenta dispara um fluxo de nutrição automático. Quem se inscreveu, então, começa a receber esses e-mails programados, com um intervalo de tempo entre eles.

Quer se aprofundar ainda mais no assunto? Baixe nosso guia gratuito!

Guia definitivo da Automação de Marketing

  • Material rico

O material rico é outra estratégia que vale a pena investir no marketing digital para indústria. Ele consiste em um conteúdo (em diferentes formatos) que tem como objetivo gerar e nutrir leads. Esse conteúdo normalmente é mais extenso, aprofundado e está disponível para download.

Veja alguns exemplos de materiais ricos:

  • E-book;
  • Infográfico;
  • Guia;
  • Vídeos;
  • Webinar;
  • Entre outros.

 

  • Landing Page

Outra estratégia fundamental no Marketing Digital para Indústria são as Landing Pages, as famosas páginas de conversão. Aqui o único objetivo é atrair a pessoa certa para os seus canais digitais e convertê-la em um lead.

Para isso, é ofertado algum tipo de material rico, ou então alguma promoção, novidade, entre outros. Para que o visitante da página receba esse material, ele deverá preencher um formulário com os seus principais dados: nome, telefone e e-mail.

A partir daí, você já terá as principais informações para gerar um relacionamento com ele, aumentando sua confiança e empatia, além de entender exatamente quem são as pessoas que acessam os seus conteúdos e se elas têm realmente o perfil do seu cliente ideal.

  1. Faça um bom pós-venda

Por fim, o último passo do Marketing Digital para Indústria é investir em um pós-venda. Isso porque, essa etapa é fundamental para a saúde financeira do seu negócio.

Geralmente o processo de compra fica caracterizado pela confiança e credibilidade da marca. Se você tem clientes felizes e satisfeitos, eles têm mais chances de divulgar a sua empresa de forma espontânea.

Algumas maneiras de manter esse relacionamento são: divulgação de conteúdo com novidades, atualizações e novos modelos lançados, lembretes de aniversário de parceria, acompanhamento por e-mail ou telefone, entre outros.

E aí, gostou das nossas dicas? Lembre-se que a indústria é um setor muito importante para a economia brasileira e para se destacar nesse nicho é preciso ser diferente e investir nas melhores estratégias para o seu negócio.

A WebSnap é uma agência de Marketing Digital com mais de 10 anos de experiência no mercado. Oferecemos aos nossos clientes as melhores soluções para que o seu negócio alcance resultados significativos dentro do segmento. Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Até a próxima!

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