Como resolvemos o problema de alto investimento em marketing sem retorno mensurável na nossa empresa?

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Essa com certeza é uma pergunta feita por muitos empresários. Não é de hoje que o marketing desempenha um papel fundamental, não somente na construção da imagem de uma empresa, como também em sua rentabilização e lucratividade.

Empresas de grande, médio ou pequeno porte em determinados estágios de sua história podem enfrentar problemas com o baixo retorno obtido através das ações e projetos de marketing. E quando isso acontece, o que fazer?

Vale lembrar que antes de qualquer coisa, é bom avaliar se os esforços e investimentos que estão sendo realizados em prol dessas estratégias, são atingíveis e assertivos.
Veja bem, por muitas vezes é possível que todos esses recursos estejam sendo “sugados” tão rapidamente, sem que ofereçam um retorno real a quem está investindo, ou pior, não atingindo o público desejado. Portanto, cabe a sua agência ou equipe de marketing entender, onde e quando, é o momento certo de investir a verba desse fim, em determinados canais, veículos, horários e estabelecer metas, para que, quando essas não forem atingidas, estudar novamente o planejamento e estabelecer novos caminhos.

Aqui vão algumas dicas para corrigir isso:

? Estude as métricas com meticulosidade, ou seja, entenda cada detalhe, analise o público, o engajamento desejado e o engajamento obtido e veja se há pontos que possam melhorar.

? Siga a estratégia. O planejamento de marketing é um horizonte, que traça o melhor caminho para se percorrer dentro de um determinado período. Através dele, mensurar erros e acertos, por exemplo,  será bem mais fácil.

? Entenda a realidade da empresa. Seja franco com sua atual situação: É possível investir um pouco mais? Temos verba pra isso? É o melhor caminho? Invista em ferramentas que realmente atendam a necessidade do momento da empresa. Lembre-se que todo investimento é ótimo, desde que investido na hora e na ferramenta correta.

? Invista em parcerias. Hoje em dia existem muitas empresas dispostas a fazer uma união de forças em prol de um público em comum. Estude o mercado, pense em marcas que poderiam se aliar ao seu negócio e apresente uma proposta bem bacana e flexível para ambos.

Confira o case de sucesso de um dos clientes da WebSnap, onde usamos a estratégia de parcerias:

Esperamos ter ajudado você a refletir um pouco mais sobre esse assunto do nosso mercado.

Se você gostou dessas dicas, continue acompanhando nosso blog, temos conteúdo fresquinho regularmente para vocês!

Até lá!

rodrigo caminitti


Rodrigo Caminitti
CEO Agência WebSnap

Formado em Marketing pela Metodista e com MBA de Gestão Estratégica de serviços pela FGV.
Fundou a WebSnap em 2009 que teve destaque como a primeira agência brasileira a oferecer
estratégia em Social Media para as empresas.

 

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