Essa com certeza é uma pergunta feita por muitos empresários. Não é de hoje que o marketing desempenha um papel fundamental, não somente na construção da imagem de uma empresa, como também em sua rentabilização e lucratividade.
Empresas de grande, médio ou pequeno porte em determinados estágios de sua história podem enfrentar problemas com o baixo retorno obtido através das ações e projetos de marketing. E quando isso acontece, o que fazer?
Vale lembrar que antes de qualquer coisa, é bom avaliar se os esforços e investimentos que estão sendo realizados em prol dessas estratégias, são atingíveis e assertivos.
Veja bem, por muitas vezes é possível que todos esses recursos estejam sendo “sugados” tão rapidamente, sem que ofereçam um retorno real a quem está investindo, ou pior, não atingindo o público desejado. Portanto, cabe a sua agência ou equipe de marketing entender, onde e quando, é o momento certo de investir a verba desse fim, em determinados canais, veículos, horários e estabelecer metas, para que, quando essas não forem atingidas, estudar novamente o planejamento e estabelecer novos caminhos.
Aqui vão algumas dicas para corrigir isso:
? Estude as métricas com meticulosidade, ou seja, entenda cada detalhe, analise o público, o engajamento desejado e o engajamento obtido e veja se há pontos que possam melhorar.
? Siga a estratégia. O planejamento de marketing é um horizonte, que traça o melhor caminho para se percorrer dentro de um determinado período. Através dele, mensurar erros e acertos, por exemplo, será bem mais fácil.
? Entenda a realidade da empresa. Seja franco com sua atual situação: É possível investir um pouco mais? Temos verba pra isso? É o melhor caminho? Invista em ferramentas que realmente atendam a necessidade do momento da empresa. Lembre-se que todo investimento é ótimo, desde que investido na hora e na ferramenta correta.
? Invista em parcerias. Hoje em dia existem muitas empresas dispostas a fazer uma união de forças em prol de um público em comum. Estude o mercado, pense em marcas que poderiam se aliar ao seu negócio e apresente uma proposta bem bacana e flexível para ambos.
Confira o case de sucesso de um dos clientes da WebSnap, onde usamos a estratégia de parcerias:
Esperamos ter ajudado você a refletir um pouco mais sobre esse assunto do nosso mercado.
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Até lá!
Rodrigo Caminitti
CEO Agência WebSnap
Formado em Marketing pela Metodista e com MBA de Gestão Estratégica de serviços pela FGV.
Fundou a WebSnap em 2009 que teve destaque como a primeira agência brasileira a oferecer
estratégia em Social Media para as empresas.