O crescimento de empresas business to business depende, principalmente, da geração de novos negócios. Somente por meio das vendas B2B é possível se desenvolver em um mercado tão competitivo.
Pensando nisso, a WebSnap resolveu separar algumas dicas para você entender como funciona esse processo de vendas e o que pode ser feito para melhorá-lo cada vez mais. Acompanhe!
1- Tenha objetivos claros
O primeiro passo para aumentar suas vendas B2B é definir um objetivo. Ter em mente onde você pretende chegar em curto, médio e longo prazo é fundamental para começar sua estratégia, desenvolver todas as suas ações a partir dela, assim como os recursos que serão necessários para alcançar o que se deseja.
Neste caso, o objetivo é aumentar o número de vendas do seu negócio, certo? Então, trace metas para alcançar essa finalidade de forma que melhor atende as expectativas da sua empresa.
2- Conheça o seu cliente ideal
Para suas ações serem mais efetivas e, consequentemente, aumentar as suas vendas B2B, é preciso entender com quem você deve se comunicar.
Segmentar o seu público e definir sua persona (personagem fictício do cliente ideal) é a melhor maneira de realizar esse processo. Para isso, você deverá definir alguns dados demográficos e comportamentais desse cliente, como:
- Home ou mulher?
- Qual a idade?
- Qual o valor da renda média?
- Quais são os sonhos, medos e desafios?
- O que compra?
- Qual a frenquencia de compra?
- Entre outros.
Através dessas e outras perguntas, você vai conseguir entender quem é o seu público, ficando muito mais fácil desenvolver a comunicação certa para as pessoas certas.
3- Faça um bom planejamento
Com o público-alvo definido, o próximo passo para aumentar as vendas B2B é fazer um bom planejamento. Nele, é importante que você defina as metas da empresa, objetivo, planos de conteúdo, entre outras informações fundamentais para o desenvolvimento do negócio.
Vale destacar que esse planejamento vai muito além de um funil de acompanhamento. É preciso que você faça um estudo detalhado do mercado e da concorrência, além de exigir muita dedicação para que toda a equipe siga à risca o que está sendo planejado.
Para colocar em prática esse plano, uma ótima alternativa é preparar um cronograma para estipular prazos e datas limites a serem seguidas.
4- Invista em ações de marketing
Aqui vai a etapa mais importante para as vendas B2B. Afinal de contas, nada adianta planejar todo o negócio e ninguém conhecer a sua empresa, não é mesmo?
Por isso, as ações de marketing são fundamentais para atingir os resultados esperados pela companhia. Principalmente aquelas que envolvem o Marketing Digital.
Hoje em dia, o Marketing Digital já ocupa grande espaço no mercado e muitas companhias passaram a investir nessa ação de comunicação.
Veja abaixo algumas das suas principais estratégias:
- Site
Um site é a principal porta de entrada da sua indústria para a internet. Sendo assim, é importante que ele cause uma boa impressão aos visitantes.
O layout deve ser agradável, de fácil navegação e nele deve conter as principais informações do seu produto/serviço, além das formas de contato e outros dados que possibilitem o usuário a conhecer e entender o seu negócio.
Isso fará com que desperte o interesse da pessoa e ela passe mais tempo desvendando todas as informações existentes ao longo da página.
- Blog
O blog é uma poderosa ferramenta dentro do site de uma empresa. Nele, você consegue engajar os potenciais clientes com conteúdos educativos e que agreguem algum valor ao usuário.
Além disso, utilizando adequadamente as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), é possível alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para sua página. Em outras palavras, você consegue aparecer nas primeiras páginas o Google sempre quando alguém pesquisar um assunto relacionado à matéria publicada.
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- Redes sociais
Independentemente do que a sua empresa oferece, as redes sociais se tornaram fundamentais para divulgar um produto ou serviço.
Através delas, é possível estabelecer uma comunicação mais próxima com o público e também mais interativa, através de conteúdos diversos como vídeos, imagens, entre outros.
Mais do que isso, é importante que você esteja ativo e interaja com os seus usuários. De nada adianta fazer uma publicação super diferente, mas não responder uma pergunta feita por ele, por exemplo.
- E-mail marketing
Mesmo que seja considerado um meio ultrapassado por algumas pessoas, o e-mail marketing é uma ferramenta muito importante para as vendas B2B.
Através dele, você consegue enviar mensagens diretas para pessoas que estão interessadas em recebê-las. Aqui, o mais interessante é gerar conteúdos que levem o seu potencial cliente de um estágio de descoberta do seu produto ou serviço até a decisão de compra.
Além disso, esse canal é uma ótima maneira de alcançar aquele público que não costuma passar muito tempo navegando em sites, blogs ou redes sociais.
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Até mais.
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