As empresas, para prospectar clientes e ganhar território perante a concorrência, utilizam dois tipos de estratégias distintas: o Inbound e o Outbound Marketing.
De um lado temos o Inbound, que procura atrair clientes em potencial utilizando conteúdo personalizado para cada tipo de público, e do outro lado o Outbound, que faz o contato mais direto e agressivo com seus leads, geralmente contidos em uma lista de prospecção.
Apesar de suas diferenças, eles podem e devem ser usados de forma complementar para que as metas estabelecidas pela empresa sejam alcançadas.
Se antes as marcas utilizavam mídias impressas, panfletos e placas para divulgarem seus produtos e serviços, hoje elas combinam as duas estratégias citadas acima para alavancar vendas.
No post de hoje, vamos explicar as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing. Gostou do tema? Então vamos continuar a leitura!
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O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing nada mais é do que uma série de estratégias e ações focadas no universo digital.
Ele age de forma mais passiva, ou seja, procura atrair leads que estejam pesquisando por produtos ou serviços na internet, utilizando conteúdos atrativos que tenham a solução de um problema.
Vamos entender melhor como o processo funciona com um exemplo:
- Um visitante é atraído para um site, blog ou landing page através de conteúdos que ele mesmo está pesquisando;
- Em seguida, ele é convertido em cliente potencial interessado, ou seja, quando realiza uma ação, como clicar em um botão com CTA (call to action) para baixar um e-book, um infográfico, webinar ou preencher um formulário;
- Deste momento em diante, ele é considerado um lead e começa a passar pelo funil de vendas, sendo nutrido com conteúdos relacionados ao seu problema;
- Por fim, ele é repassado para a equipe de vendas que entra em contato e finaliza a venda.
Mas o processo não acaba aí. A empresa continua a construir um relacionamento duradouro com seus clientes com o pós-vendas, podendo utilizar e-mails ou redes sociais com o intuito de fidelizar clientes à marca.
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O que é Outbound Marketing?
No caminho contrário do Inbound Marketing, o Outbound é uma estratégia de vendas com foco na prospecção ativa e abordagem direta de clientes.
Ele é um modelo simples e preciso, pois a sua empresa faz uma apresentação da sua marca e oferta produtos e serviços diretamente.
Todos nós sabemos que o Outbound tem como uma de suas principais ações o telemarketing, porém, não se resume somente a isso.
Envio de mala direta, comerciais para televisão, ações de guerrilha e links patrocinados são alguns outros exemplos de Outbound Marketing.
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Mas, quais são as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing?
Agora que você entendeu mais a fundo como funcionam as duas estratégias, vamos listar suas principais diferenças de forma clara e objetiva.
Comunicação
O Inbound Marketing possui uma abordagem indireta, usando a atração através de conteúdo. Já o Outbound, trabalha de forma direta.
Canais utilizados
No Outbound, alguns exemplos são o telemarketing, cold e-mail, cold call e mensagens diretas. O Inbound cria posts de blog, – como este que você está lendo – conteúdo para redes sociais, campanhas de e-mail marketing, etc.
Contato
O cliente vem até a empresa por conta própria no caso do Inbound, enquanto no Outbound são os vendedores que vão até o público.
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