Conheça as melhores estratégias de Marketing Industrial

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Como dono ou Gestor de uma indústria, você sabe (mais do que ninguém) que esse segmento é bastante concorrido, não é mesmo? Por isso, existe a necessidade de trabalhar com estratégias de Marketing Industrial para destacar-se da concorrência.

Porém, é comum que alguns gestores encontrem certas dificuldades para colocar em prática essa ação.

O Marketing Industrial nada mais é do que uma alternativa ainda mais específica para atingir os seus objetivos. Ele aplica diversas estratégias do Inbound Marketing, uma metodologia que tem como propósito atrair voluntariamente os potenciais clientes para os canais da empresa e fazer com que eles atravessem o funil de vendas.

Caso queira conhecer um pouquinho mais dessa metodologia, assista ao vídeo abaixo de Rodrigo Caminitti, CEO da Agência WebSnap.

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O que é um funil de vendas?

estratégias de Marketing Industrial

O funil de vendas é um modelo estratégico que ilustra o percurso que o cliente deve seguir até efetuar a compra de um produto ou serviço. Ele pode ser dividido nas seguintes etapas:

  • ATRAIR

A primeira etapa do funil de vendas é atrair visitantes para os canais digitais da empresa. Para isso, é necessário criar um conteúdo que chame atenção e atraia as pessoas que vão se interessar pelo assunto. O resultado será um público mais engajado e propenso a consumir o seu serviço.  A melhor forma de conseguir isso é utilizar o marketing de conteúdo, blog, site, mídias sociais e estratégias de SEO. Vamos falar um pouquinho mais de cada um deles mais pra frente.

  • CONVERTER

Somente atrair visitantes não basta. Por isso, essa complementa a anterior. O visitante precisa virar Lead  para poder avançar no processo de compra. Para isso, o usuário precisa passar suas informações em troca de algum benefício como, por exemplo, uma oferta ou algum material rico.

  • VENDER

A próxima etapa do funil consiste nas vendas. Dependendo do modelo de negócio, esse processo pode acontecer dentro do próprio website ou ser necessário o contato entre um vendedor e o potencial cliente.

Quanto mais complexo o serviço, mais o processo de vendas precisa ser algo consultivo para a venda ser concretizada. Nessa etapa, algumas ferramentas como, automação de marketing, e-mail marketing, nutrição de leads e lead scoring, são indispensáveis para alcançar bons resultados.

  • ENCANTAR

Por fim, chegamos à última etapa: encantar. É nesse ponto que você começará a fidelização do seu cliente. Fidelizar e encantar são consequências do bom atendimento e relacionamento da sua marca com eles. No inbound Marketing fazemos isso de forma automatizada.

  • ANALISAR

Avaliar precisamente seus resultados e comprovar o retorno dos seus investimentos com base em fatos. É possível monitorar todas as ações que ocorrem nas interações do seu público com o seu site, posts e campanhas, tornando o trabalho mais inteligente.

estratégias de Marketing Industrial

 

Como funciona na indústria?

Os produtos industriais dificilmente são focados em gerar o desejo de compra do consumidor. Por conta disso, sua comunicação e abordagem precisa ser um pouquinho diferente. Antes de começar a pensar nas suas estratégias de Marketing Industrial, você precisa deixar bem definido qual é o perfil do seu cliente. No Inbound Marketing, nós chamamos isso de persona.

A persona é um personagem fictício que se caracteriza como cliente ideal da sua empresa. Esse personagem possui informações reais, como nome, idade, desejos de compra, entre outros. Para criar uma persona, é necessário coletar informações dos seus clientes, como suas dores, problemas, objetivos e desafios. A partir disso, ficará muito mais fácil identificar um padrão de perfis que se enquadram no objetivo de crescimento da sua empresa.

Com a persona definida, é possível desenvolver um planejamento de conteúdos que despertem o interesse e gerem valor para o seu público. Ai sim, você estará pronto para aplicar as estratégias de Marketing Industrial.  Vamos ver quais são elas?

 

Estratégias de Marketing Industrial

  • Técnicas de SEO

Uma das principais técnicas e estratégias de Marketing Industrial para atrair leads é o SEO (otimização para mecanismos de busca).

Ele consiste em um conjunto de ações utilizado para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados de pesquisa em buscadores como Google, Bing, Yahoo, entre outros.

Para isso, você precisa utilizar palavras-chave ligadas ao seu ramo de atuação. Elas servem como indicadores do que a sua persona busca, possibilitando um aprimoramento ainda mais eficiente. Quando bem aplicada, a técnica de SEO pode trazer grandes resultados para sua empresa, sem ter que pagar por isso.

Assista ao vídeo abaixo e confira 06 motivos para começar a usar estratégias de SEO o quanto antes.

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  • Site

O site é o principal canal digital para busca de informação. É nele que o seu potencial cliente irá buscar as principais informações da sua empresa e serviços. Por isso, é fundamental mantê-lo sempre atualizado, além de conter os principais dados de contato, como endereço, telefone e redes sociais.

Ah, uma outra dica importante é sempre deixar disponível um formulário para cadastro. Assim, quando algum visitante tiver alguma dúvida ou quiser entrar em contato com a sua indústria, ele poderá preencher o formulário e você terá as principais informações, como nome e e-mail, para começar um relacionamento com esse lead.

  • Blog

Outra das principais estratégias de Marketing Industrial é a criação de um blog. Caso você ainda não tenha, sugerimos montar um. Nele, você poderá postar diversos conteúdos relevantes que geram engajamento e valor para o seu cliente. Aqui, é legal sempre focar na jornada de compra do lead, sendo ela:

  1. Aprendizado e descoberta
  2. Reconhecimento do problema
  3. Consideração da solução
  4. Decisão de compra

Ou seja, criar conteúdos que sigam esse trajeto e façam com que o cliente atravesse o funil de vendas que mencionamos lá em cima.

Ah, outra dica importante é que o seu blog esteja dentro do seu website. Assim, já fica tudo interligado e mais fácil do visitante navegar e conhecer todos os serviços que a sua empresa tem para oferecer.

  • Redes sociais

Se o site pode ser considerado o principal canal para busca de informação, as redes sociais ficam com a primeira posição de interação. Claro, também é possível encontrar dados da marca nesse meio digital, mas o mais legal é a aproximação ele tem com o púbico e o relacionamento com ele.

Para as indústrias, os mais interessantes são o LinkedIn, Facebook e Instagram. Aqui, é importante saber onde o seu público se encontra para utilizar a rede social que melhor se identifica. Lembra da importância de criar uma persona? Olha ela aqui de novo!

Além de postar os seus conteúdos nas redes sociais, é importante lembrar-se de sempre manter-se ativo com os seus usuários. Curta, compartilhe e comente sempre que possível. Assim, você terá um relacionamento mais próximo com o seu público.

Caso queira se aprofundar mais no assunto, nós preparamos uma matéria bem bacana sobre o poder dos dados e o uso adequado das redes sociais para sua empresa

  • E-mail marketing

A utilização de e-mail marketing também é uma das ótimas estratégias de Marketing Industrial. Através dele, você pode promover os seus conteúdos, ofertar promoções e até mesmo vender um produto ou serviço. Viu como ele é importante?

Além disso, vale lembrar que essa estratégia serve principalmente para atuar no relacionamento com seus clientes, fazendo dele um perfeito canal de nutrição de leads. Uma ótima dica, nesse caso, é investir na automação de marketing.

Nesse caso, é possível enviar uma série de e-mails pré-programados de forma automatizada. Assim, quando um visitante realiza alguma ação, como se inscrever em alguma página para receber novidades, por exemplo, a ferramenta dispara um fluxo de nutrição automático. Quem se inscreveu, então, começa a receber esses e-mails programados, com um intervalo de tempo entre eles.

Essa é a melhor maneira de entregar o conteúdo certo, na hora certa e para as pessoas certas.

  • Links patrocinados

Por fim, uma das últimas estratégias de Marketing Industrial que vamos compartilhar com você são os Links Patrocinados. Apesar de o tráfego orgânico ser muito importante, o investimento nesse tipo de publicidade é essencial para quem está buscando maiores resultados.

Isso porque nesse tipo de estratégia, a marca ou empresa pagar um valor a desejar para que a sua página apareça nos primeiros resultados de pesquisa. Esse anúncio é criado em formato de texto, com um título, descrição do produto ou serviço oferecido e a URL do website. Ao clicar nele, o usuário é levado até o site do anunciante.

O mais legal desse tipo de publicidade é que o anunciante paga apenas quando um usuário clica nele. Esse sistema é chamado de Custo por Clique (CPC). Esse valor pago depende de uma série de fatores, como a quantidade de vezes que as palavras-chave escolhidas pelo anunciante são usadas nas buscas do Google, a posição do anúncio na página de resultado, qual é o CPC ofertado pela pessoa que anuncia, entre outros.

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E aí, gostou das nossas dicas? Caso queiro se aprofundar ainda mais no assunto, entre em contato com a gente! Somos uma empresa de Marketing Digital que há mais de 10 anos oferecemos as melhores soluções para que o seu negócio alcance resultados significativos dentro do segmento.

Até mais!

Leia também:

Como fazer Marketing Digital para Indústria?

6 passos para estruturar um funil de vendas eficiente em B2B

Como funciona o Marketing Digital para empresas B to B

 

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