Contratar uma agência de marketing ou ter uma equipe interna?

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Para manter-se ativo na constante competição do mercado, é importante que a empresa invista em uma boa estratégia de marketing. Porém, na hora de investir nessa área, muitos gestores ficam na dúvida em qual a melhor solução:contratar uma agência de marketing ou montar um tipo interno na própria companhia.

Cada uma dessas opções possui pontos positivos e negativos, pois isso é extremamente comum essa insegurança por parte da empresa.

Pensando nisso, a WebSnap resolveu preparar este conteúdo destacando as principais vantagens e desvantagens desses dois serviços. Assim, ficará muito mais fácil escolher aquele que melhor atende as suas necessidades. Vamos nessa?

 

Equipe Interna

Primeiro, vamos analisar os principais pontos a serem levados em conta caso a opção seja montar um time interno de marketing. Veja abaixo:

VANTAGENS

  • Sua empresa como único foco

Ao optar por uma equipe interna, todo o time de marketing estará focado apenas na sua empresa. Esse é um dos principais benefícios quando escolhemos fazer internamente, visto que os seus funcionários poderão se aprofundar com mais detalhes no objetivo e proposta da empresa.

  • Maior controle das atividades

Outra vantagem ao realizar o processo internamente ao invés de contratar uma agência de marketing é o maior controle das atividades, afinal de contas, todo o time e processos estão acontecendo dentro da empresa. Dessa forma, possível analisar mais de perto as estratégias,campanhas e resultados que estão sendo gerados

DESVANTAGENS

  •  Dificuldade de contratar profissionais qualificados

Muitos acreditam que apenas um funcionário de Marketing é o suficiente para desenvolver todas as atividades. Porém, não é bem assim que funciona. Para atingir um bom resultado, é necessário contratar profissionais específicos para cada área. Caso não seja possível, pelo menos um especialista em Marketing, outro em Design e um responsável para a otimização das mídias e redes sociais.

Com isso, o RH da sua empresa terá a responsabilidade de encontrar pessoas qualificadas para preencher esses novos cargos. E já podemos adiantar: não será uma tarefa fácil.Por mais que as estratégias digitais sejam, cada vez mais, uma tendência para o mundo dos negócios, ainda há um déficit de profissionais capacitados a exercer essas funções de forma eficiente, sendo uma das principais desvantagens ao optar por uma equipe interna.

  • Mais custos

Esse é um tópico bastante relevante e muito decisivo para a maioria das empresas. Aquelas que escolhem investir em um marketing interno está condicionado a ter mais custos para a companhia. Isso porque, você terá que contratar novos funcionários para exercer as atividades,investir em estrutura, equipamentos e materiais adequados, além de tratar de toda a parte burocrática como, por exemplo, o desligamento de um desses colaboradores.

Agência de Marketing

Agora, caso sua escolha seja contratar uma agência de marketing, é importante você saber algumas coisinhas. veja abaixo:

VANTAGENS

  • Profissionais qualificados e especializados em cada área

A primeira vantagem ao escolher uma agência de marketing é que a sua empresa estará contando com um time qualificado de profissionais. Cada um dos integrantes da agência é especializado em uma área específica e todos estão por dentro das principais inovações e tendências que acontecem dentro do seu ramo de atuação.

Dessa forma, sua empresa terá um time que sabe aproveitar todas as oportunidades que aparecem ao longo de suas campanhas e também que pensam sempre nas melhores estratégias para entregar resultados ao seu negócio.

  • Custo benefício

De maneira geral, os custos ao contratar uma agência de marketing são bem menores do que montar uma equipe interna. Claro, isso pode variar dependendo do porte da sua empresa e do tamanho da agência contratada.

Mesmo assim, se formos comparar o valor gasto nesse serviço e com tudo que ele tem a oferecer, podemos dizer que o custo benefício que ele apresenta é bastante relevante.

  • Estratégias inteligentes

Outro benefício da agência de marketing é a entrega de estratégias de crescimento. Como mencionamos anteriormente, ela é composta por especialistas que são treinados e capacitados justamente para isso.

A criação do planejamento, desenvolvimento de metas e objetivos, produção do plano de conteúdos, geração de leads, aplicação de SEO, entre outros detalhes, têm como foco o crescimento e os resultados esperados pela sua agência.Quer saber mais sobre como o SEO pode ajudar sua empresa? Assista o vídeo completo!

DESVANTAGENS

  • Menor controle das atividades

Comparando com o trabalho interno, quando optamos por uma agência de marketing é normal perdermos um pouco o controle das atividades. Isso acontece, principalmente, por conta da distância entre agência e empresa. Nesse caso, o mais importante a ser feito é não deixar que esses problemas afetem a produção das atividades e sempre manter uma boa comunicação com a terceirizada.

MAS AFINAL, QUAL A MELHOR ESCOLHA PARA MINHA EMPRESA?

Depende. Não existe uma resposta correta para essa pergunta. Você pode optar por uma equipe interna, por uma agência, ou até mesmo pelos dois.

Nesse caso, o mais importante é que você avalie o valor disponível para investir no marketing da sua empresa, faça uma pesquisa detalhada das principais agências de sua região e entenda a verdadeiro objetivo que a sua empresa espera desse serviço. Só assim você saberá qual a melhor alternativa para o seu negócio.

 

Gostou dessas informações? Caso você possua interesse em contratar uma agência de Marketing Digital, entre em contato com a gente! A WebSnap é especialista no assunto e oferece as melhores soluções estratégicas para sua empresa! Até a próxima. (:

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