Quando o assunto é publicidade, é comum que se pense em modalidades de marketing que interrompem a experiência das pessoas. Com o inbound marketing a lógica é outra.
As regras do jogo mudaram. Na esfera digital, o usuário preza pela autonomia e por materiais que realmente trazem valor e informações para ele.
O marketing dos últimos anos tem seguido essa lógica para se manter viável e relevante ao longo do tempo.
Para isso, foram criadas estratégias específicas para promover produtos e serviços sem invadir o espaço das pessoas.
Se você chegou até esse texto, prepare-se para ter acesso às principais informações sobre o inbound marketing.
Os tópicos a seguir trazem a definição, as vantagens, as dicas para aplicar e as métricas do também denominado marketing de atração, confira.
Conheça o inbound marketing
Imagine que você pesquisou “rede elétrica subterrânea” no Google e se deparou com conteúdos complementares às tradicionais ofertas.
Já no blog da empresa especializada, você encontrou posts que explicam:
- Vantagens da rede subterrânea;
- Formas de instalá-la;
- Melhores modelos;
- Estratégias de manutenção.
Essas postagens com informações, além de também funcionarem como anúncios, são os exemplos mais tradicionais do inbound marketing.
A intenção por trás delas é atrair os clientes por meio da mensagem que a empresa passa.
Os conteúdos de valor exercem um papel crucial nesse contexto. Afinal, é por meio da produção de material de relevância, que a marca cresce aos olhos do consumidor.
Estabelece-se, então, um relacionamento mais próximo e produtivo entre cliente e empresa.
A configuração unilateral das estratégias de marketing do passado dá lugar a um canal comunicativo verdadeiramente dinâmico e vantajoso para todo mundo.
Os benefícios para empresas de vending machine e vários outros empreendimentos são extremamente importantes. Conheça-os na sequência.
Quais são os benefícios do inbound marketing?
O marketing de atração é um tipo de estratégia amplamente empregada nos ramos de atuação empresarial.
Seja um empreendimento de pequeno ou grande porte, uma empresa B2B ou B2C, o inbound marketing traz uma série de benefícios muito importantes.
Principalmente em termos de segmentação do público e engajamento nas plataformas, uma empresa de automação especializada em pirômetro digital controlador de temperatura tem muito a ganhar.
Confira os tópicos a seguir e entre em contato com as principais vantagens dessa tática de divulgação.
1 — Público melhor segmentado
Quando há um investimento substancial em conteúdo relevante, as chances do site do negócio chegar a pessoas com maior potencial de compra aumenta.
Isso acontece porque, geralmente, os posts focados em marketing de conteúdo trazem informações mais específicas.
Ou seja, elas atendem a pesquisas que vão além do senso comum. O objetivo é resolver problemas e tirar dúvidas, então, a tendência é se comunicar com pessoas que já tenham uma boa noção do valor da vistoria de moto, por exemplo.
2 — Proximidade
Quando o consumidor verifica que a empresa traz conteúdo de valor real, a confiança aumenta e a relação fica mais próxima.
Afinal, fica provado que o empreendimento não está alimentando o possível cliente com qualquer informação descontextualizada.
O primeiro impacto já começa a ser sentido e, a partir daí, a equipe de vendas tem que se colocar a postos para guiar o lead pelo funil de vendas.
3 — Monitoramento de resultados
As estratégias de inbound marketing podem ser acompanhadas em tempo real. A otimização para SEO, o marketing de conteúdo e as redes sociais possuem recursos dedicados a isso.
Dessa forma, um despachante online campinas tem como averiguar o impacto de cada medida assim que ela começa a ser aplicada.
Isso otimiza o orçamento e ajuda a identificar exatamente o que a base de clientes está procurando.
Saiba como aplicar o inbound marketing
Como é de se esperar do marketing digital, essa estratégia demanda planejamento e rigor na hora de ser aplicada.
Com o auxílio das dicas listadas a seguir, o vendedor de meia para andar de bike, por exemplo, vai ser capaz de produzir conteúdo para engajar cada vez mais o público, acompanhe.
1 — Estabeleça sua persona
O conceito de persona é uma espécie de evolução ou desdobramento de público-alvo. A ideia central é definir um perfil fictício do cliente ideal da empresa e guiar as ações de marketing tendo ele como base.
Enquanto o público-alvo se limita a coletar informações mais gerais, como nome, endereço e e-mail, a persona vai além.
Dados abstratos também entram na equação. Os sonhos, hobbies e ambições de quem procura por material filtrante devem ter lugar nas táticas de divulgação da empresa.
A persona é a ferramenta principal para ter noção ampla de quem acompanha a marca pela web e, assim, saber atender às pessoas com mais qualidade.
2 — Produza conteúdo diferenciado
O material que a empresa produz e divulga é uma forma de proporcionar uma experiência única para as pessoas.
Não é possível realizar isso postando cópias. Por isso, não economize ao criar material de valor e elabore um cronograma de publicações totalmente original.
É importante estar atento às regras de SEO. O uso de palavras-chave, a elaboração de meta-descrição e a estruturação do texto são vitais para conquistar bons posicionamentos nos resultados de busca do Google e sites derivados.
3 — Aproveite a variedade de formatos
A internet é cheia de sites, redes sociais e plataformas que trazem uma série de recursos e funcionalidades.
Faça questão de aproveitar as opções que sejam mais úteis para veicular informações sobre terceirizar folha de pagamento, por exemplo.
Essa escolha deve considerar o perfil da sua persona. Afinal, de nada adianta investir em uma rede social que a maior parte dos clientes não seja adepto, ou que o público-alvo não esteja.
O foco deve ser tirar proveito das oportunidades que a internet traz como desenvolvimento e compartilhamento de informações.
Conheça as métricas de inbound marketing
As métricas são dados estatísticos que devem ser monitorados pela equipe de marketing para averiguar os resultados das estratégias aplicadas.
Existem várias métricas pertinentes dentro do inbound marketing. Agora, você vai conhecer as principais.
1 — Retorno Sobre Investimento (ROI)
O ROI é amplamente utilizado para verificar se os investimentos de marketing estão trazendo lucro ou prejuízo.
O cálculo pode ser feito realizando a subtração entre o valor arrecadado e o valor investido. Depois, o resultado da diferença deve ser dividido pelo valor investido.
Trata-se de um recurso muito importante para controlar o orçamento da empresa e saber com exatidão se as ações estão surtindo o efeito desejado.
2 — Taxa de conversão
A conversão acontece quando um lead faz a primeira compra.
Em outras palavras, não basta apenas atrair um grande número de pessoas através do inbound marketing. É preciso mantê-las navegando pelo site até chegar o momento de completar uma compra. Aí, então, a conversão ocorre.
Para isso, busque realizar esse acompanhamento com uma boa constância, pois com ele, é possível vislumbrar se a empresa está crescendo.
A geração de leads e as características do ciclo de vendas são pontos complementares à taxa de conversão que também merecem monitoramento meticuloso.
3 — Conversão no funil
O funil de vendas traz as etapas pelas quais todo lead passa no momento do consumo pela internet.
Dito isso, é interessante aplicar as taxas de conversão aos estágios do funil. Assim, torna-se possível identificar falhas que passam despercebidas sob um olhar mais geral.
Afinal, o relacionamento comercial vai além do compartilhamento de conteúdo.
Os posts da empresa podem ter alta qualidade, mas o atendimento pode deixar a desejar e, por isso, a conversão não está tão alta quanto poderia.
4 — Net Promoter Score (NPS)
A probabilidade do cliente recomendar os serviços e produtos da empresa diz muito sobre o nível de satisfação dele.
Na terminologia do marketing, essa métrica é chamada de Net Promoter Score. Ela costuma ser aplicada na forma de pesquisas de opinião em que o consumidor dá uma nota de 0 a 10.
Pode parecer uma estratégia excessivamente simples, mas ela revela muito a respeito do apreço e do respeito que a base de clientes tem em relação à marca.
5 — Comparação entre LTV e CAC
O Lifetime Value (LTV) é o dado que informa a média de tempo que o cliente permanece com a mesma empresa.
Já o Custo de Aquisição por Cliente (CAC) refere-se aos gastos totais que uma empresa tem para converter um cliente.
Ou seja, tanto o LTV quanto o CAC têm a ver com o impacto financeiro dos clientes no negócio e devem ser avaliados para a criação de ações de curto e longo prazo.
O ideal é que o valor do CAC seja menor que o LTV, pois é a proporção que indica que a empresa ganha mais do que gasta.
Considerações finais
Acaba aqui o guia básico sobre inbound marketing. Os benefícios, formas de aplicação e métricas foram devidamente abordadas ao longo do texto.
Utilize essas informações para desenvolver um plano de conteúdo assertivo e impactante, levando sempre em conta os interesses da persona que você deseja alcançar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.