O que é marketing quais são os seus variados tipos.
Quer saber de uma vez por todas, de uma forma resumida e esclarecedora, sobre marketing? Confira neste post!
Primeiro queremos que você entenda a diferença entre Marketing e Publicidade
Ambos contribuem para o mesmo objetivo final, cada um tem seu próprio processo. Compreender a diferença entre marketing e publicidade ajuda a simplificar sua estratégia de aquisição de clientes.
O marketing se refere ao processo de preparação do seu produto para o mercado, envolvendo a compreensão de quem são seus potenciais clientes e o que eles querem obter do seu produto ou serviço.
É o marketing que define a sua marca e atrai seus leads no mercado que deseja. Já a publicidade é o processo de divulgação do seu produto e serviço no mercado.
Agora que vocês já sabem a diferença, vamos para o que interessa…
O que é Marketing?
Marketing é o conjunto de ações cujo objetivo é gerar visibilidade. Podem se beneficiar delas empresas e marcas, assim como seus produtos e serviços.
É um processo através do qual seu público é atingido para que seja instigado a fazer uma escolha, ainda que não naquele momento.
O marketing, muitas vezes, se traduz pela simples presença de uma marca na mente do consumidor. Quando a necessidade de compra surge, é dela que ele irá lembrar prioritariamente. Uma verdadeira metonímia. E isso acaba refletindo nas vendas.
Além disso, o marketing está relacionado à reputação de uma empresa, à sua credibilidade no mercado e à autoridade que possui sobre aquilo que se propõe fazer, indo desde suas campanhas publicitárias,do atendimento que o consumidor recebe, fazendo com que ouçam sobre o seu negócio em canais diversos, tanto online quanto offline.
Os objetivos do Marketing
Os objetivos do marketing são geralmente comerciais e estão relacionados à venda de produtos e serviços, como já falamos acima.
São planejados antes da estratégia, e definem o que sua empresa deseja alcançar.
Os objetivos de marketing mais comuns são:
- Elevar o conhecimento da marca e o engajamento dos clientes
- Garantir a satisfação dos clientes
- Reter e criar um relacionamento duradouro com os clientes
- Melhorar a distribuição e a promoção do produto ou serviço
- Criar diferenciação e vantagem competitiva para a marca
Tipos de Marketing
Cada estratégia de marketing deve comunicar os benefícios e as características do produto a um público-alvo específico.
Marketing Direto
O marketing direto ocorre quando as empresas abordam diretamente os clientes através de uma infinidade de canais, como correio, e-mail, telefone ou pessoalmente.
As mensagens podem ser facilmente identificadas, pois fomentam um apelo à ação específica, como “Clique neste link para se inscrever”.
Os resultados de tais campanhas são imediatamente mensuráveis,uma vez que uma empresa pode acompanhar quantos clientes responderem ou interagirem através de um Call To Action (CTA) incluso na Landing Page, por exemplo.
Outros tipos de publicidade, como Outdoor, que promove um conceito de marca ou o lançamento de um novo produto, pode até ser visto pelo cliente, mas não requer uma resposta específica e imediata. Sendo assim, não podendo ser facilmente mensurado, dificultando saber quem, quais e quantos estão comprando o produto por conta da referida peça.
Marketing Digital
O marketing digital tem muitos formatos diferentes, sempre oferecendo formas interativas para se conectar com clientes atuais e atrair novos consumidores de forma online.
As empresas estão direcionando seus esforços para o mundo virtual porque isso tende a ser significativamente mais barato, mesmo se investir em publicidade paga. O valor das campanhas de marketing digital correspondem a uma fração do que seria gasto em uma campanha publicitária na televisão.
A interatividade proporcionada pela internet simplifica e aumenta a capacidade de uma empresa de rastrear, armazenar e analisar dados sobre a demografia, preferências pessoais e comportamento online de um cliente.
Com essas informações em mãos, é possível fornecer uma experiência mais personalizada e relevante para o cliente.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo envolve a prática de criar e publicar conteúdo fresco, relevante e útil, a fim de engajar seus consumidores e atraí-los para sua empresa de forma natural.
Um marketing de conteúdo de qualidade é feito com uma abordagem de soft-sell.
Ele dificilmente se parece com vendas, mas sim como uma informação autêntica que os consumidores precisam,
A estratégia de marketing através dos conteúdos informativos é uma forma de dar e receber capaz de encantar sua audiência.
Você fornece informações de qualidade, relevantes e que agreguem valor para seus clientes potenciais, com a esperança de atraí-los e aumentar as chances de fechar negócios.
Geralmente, esse conteúdo é apresentado de diversas maneiras, como: publicações em blogs, e-books, infográficos, whitepapers, posts em redes sociais, vídeos, newsletters, entre outros.
Ele dificilmente se parece com vendas, mas sim como uma informação autêntica que os consumidores precisam,
A estratégia de marketing através dos conteúdos informativos é uma forma de dar e receber capaz de encantar sua audiência.
Você fornece informações de qualidade, relevantes e que agreguem valor para seus clientes potenciais, com a esperança de atraí-los e aumentar as chances de fechar negócios.
Geralmente, esse conteúdo é apresentado de diversas maneiras, como: publicações em blogs, e-books, infográficos, whitepapers, posts em redes sociais, vídeos, newsletters, entre outros.
Marketing pessoal
O marketing pessoal serve para ajudar as pessoas a melhorar sua imagem e reputação para alavancar suas carreiras.
Atuando de forma a criar uma linguagem em torno de indivíduos ao invés de um produto.
Ele oferece mais oportunidades para comunicar efetivamente seus valores, habilidades, experiências e visão a potenciais empregadores, ajudando a criar uma diferenciação em relação aos outros profissionais.
As redes sociais permitem que você crie perfis nos quais mostra exemplos de seu trabalho, podendo destacar experiências e autoridade no assunto e comentar as tendências da sua área na qual atua.
As conferências profissionais são excelentes oportunidades para se conectar com os empregadores e causar uma boa impressão pessoal.
Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento tem como objetivo principal criar vínculos de longo prazo com o clientes, ao invés de tentar incentivar a venda apenas uma vez, suas ações tentam promover a fidelidade do cliente, fornecendo produtos e serviços exemplares.
Realizar pesquisas de satisfação periodicamente pode ser uma boa opção para receber um feedback dos seus clientes.
A tecnologia também desempenha um papel importante no marketing de relacionamento.
Os 4P’s do Marketing – Philip Kotler
É preciso muito trabalho e pesquisa para se alcançar determinado resultado. O esforço costuma se direcionar ao chamado mix de marketing.
O mix de marketing é uma ferramenta crucial para ajudar a entender o que seu produto ou serviço pode oferecer, assim como planejar uma oferta bem-sucedida.
Ele é executado com mais frequência através dos 4P’s de marketing, que são: Produto, Preço, Promoção e PDV(Ponto de Venda), ou praça.
O conceito é amplamente aceito como estratégia de sucesso, tendo sido proposto pelo grande ‘guru’ de marketing: Philip Kotler.
- Produto: O produto pode se referir a um bem tangível ou um serviço intangível, que consegue satisfazer uma necessidade ou demanda específica do cliente.
Todos os produtos possuem um ciclo de vida lógico e próprio, portanto, é vital para o profissional de marketing entender e planejar as várias etapas desse ciclo e tentar contornar os desafios de cada um.
Neste caso, é importante compreender os problemas que seu produto pode resolver, além dos benefícios oferecidos por ele.
Os potenciais compradores do produto precisam ser identificados, ou seja, definir suas personas é um passo importante nesse momento.
- Preço: Esse ‘P’ está relacionado com o valor real que o cliente final deve pagar pelo produto ou serviço.
O preço do produto afeta diretamente a forma como ele é vendido, e está mais intimamente relacionado ao valor agregado do que com o seu custo real. Se o seu produto tiver um preço maior que o valor percebido, provavelmente não será vendável.
Por isso é imperativo entender como um cliente enxerga aquilo que você está vendendo. Se houver um valor positivo para ele, um produto pode ter um preço superior ao valor monetário objetivo.
- Promoção: Tendo um produto e um preço, agora é hora de promovê-lo. O ‘P’ da promoção engloba todas as estratégias e táticas de comunicação definidas pela equipe de marketing.
Este ‘P’ inclui elementos como: publicidade, relações públicas, marketing de redes sociais, e-mail marketing, marketing de mecanismos de busca, marketing de vídeo e muito mais.
A promoção é apenas o aspecto de comunicação de toda a função de marketing.
- PDV (Pontos de Venda): Este ‘P’ est´relacionado com a forma como o produto será fornecido ao cliente.
A distribuição é o elemento-chave nessa parte do processo e a estratégia ajuda avaliar qual canal de comunicação é o mais adequado para um produto.
Já que ele é acessado pelo cliente final, também precisa complementar o restante da estratégia do produto. Definir claramente este, o preço, o local e o horário que devem ser considerados ao desenvolver uma estratégia de marketing.
Equilibrar esses quatro elementos é fundamental para você se posicionar bem no mercado.
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