Flywheel Marketing: você já ouviu falar sobre essa nova metodologia? Ela é uma maneira nova e mais assertiva de trabalhar com o Inbound Marketing e está chegando para mudar a forma como pensamos em estratégias digitais.
Ficou curioso e quer saber mais? Então continue a leitura do artigo, nós iremos explicar o que é esse conceito, como é implementado na prática e mostrar alguns exemplos que podem ser usados em empresas B2B.
Então vamos lá!
Flywheel Marketing: o que é essa nova metodologia?
O tradicional funil de vendas, sistema muito adotado atualmente pelo Inbound Marketing, dita a jornada do consumidor em potencial, onde ele percorre uma série de etapas até virar um cliente final, encerrando o relacionamento com a marca.
Com esse modelo se tornando cada vez mais defasado, graças às mudanças no mercado e das necessidades dos clientes, surgiu o Flywheel Marketing como alternativa e forma de extrapolar o potencial do funil de vendas.
Em vez de ter uma forma de funil, ele é tratado como um círculo, onde o cliente é sempre o centro das atenções, estando constantemente envolvido em todas as atividades que o circundam.
A área de marketing, o departamento de vendas e de experiência do cliente garantem que essa roda esteja sempre em movimento através de ações contínuas que explicaremos mais adiante.
O maior benefício dessa abordagem é o fato dela não ter necessariamente um fim. Ou seja, mesmo que um comprador tenha finalizado de forma oficial a sua jornada de compras, a roda continua girando ao seu redor.
Isso faz com que os clientes se tornem verdadeiros embaixadores da marca, sendo fiéis a ela. E quando isso ocorre, é muito mais fácil atrair novas pessoas para conhecer a empresa.
Quer saber mais a fundo como o Flywheel Marketing vai colocar a sua empresa em destaque no mercado? Então fale com nossa equipe.
Como funciona o Flywheel Marketing?
Quando esse conceito é aplicado, é importante ter sempre no centro da roda o cliente, afinal ele é a peça principal que faz com que ela gire.
Marketing, vendas e customer experience devem estar sempre em sinergia, para que os esforços aplicados à roda tenham resultados significativos e, com o passar do tempo, necessitem de menos esforços.
O papel do marketing é atrair e qualificar potenciais clientes, através de conteúdos relevantes e encantadores, procurando educá-los e os ajudando a percorrer a jornada até efetuar a compra.
O setor de vendas, com o lead qualificado em mãos, leva uma oferta personalizada de acordo com as informações coletadas durante a jornada.
E é aqui o ponto principal: o pós-vendas. No modelo tradicional, a etapa anterior seria o ponto final. Mas, no marketing Flywheel, o relacionamento com o cliente continua, com a missão de dar suporte e descobrir outras dores que o cliente tenha, oferecendo assim novas soluções e recomeçando o ciclo.
Aplicando o Flywheel Marketing em empresas B2B
Quando o tema é empresas B2B, existem algumas formas de aplicar a metodologia Flywheel em estratégias e ações que vamos exemplificar neste tópico. Sabemos que geralmente no B2B existe um ciclo de vendas maior, a venda precisa ser consultiva, muitas vezes trata-se de um produto ou serviço com característica mais técnicas, e também costuma ter em média 03 ou mais decisores no momento de fechar a compra
Assista nosso vídeo sobre Flywheel Marketing e entenda melhor o conceito:
Produção de conteúdo para Marketing Flywheel
Produzir conteúdo é o ponto de partida para que o trabalho com o Flywheel Marketing traga bons resultados. Isso porque a sua marca irá mostrar para outras empresas informações que elas necessitem, contribuindo para a construção de autoridade e fazendo com que você seja sempre lembrado.
A produção de um conteúdo de qualidade, que atenda a intenção de busca do usuário e que resolva todas as dúvidas de quem está pesquisando, deve contar com uma sólida estratégia, com o uso de SEO, palavras-chaves e artigos em blogs. Agências especializadas em Inbound são ideais para esse tipo de trabalho.
No vídeo abaixo, explicamos melhor como fazer conteúdos para empresas B2B:
Canais acessíveis para o público
Outro fator importante dentro da estratégia de Flywheel Marketing é estar sempre presente onde os seus clientes estão e evitar atritos desnecessários.
Contar com uma equipe de SAC especializada e bem treinada, pronta para atender e oferecer soluções e respostas para as principais dúvidas dos clientes é fundamental.
Isso tudo pode acontecer ao responder mensagens diretas nas redes sociais, WhatsApp e e-mails.
Redes sociais são importantes canais de relacionamento com leads e clientes. Aprenda como trabalhar de maneira correta com nosso e-book:
Melhore a comunicação da sua empresa
Como o consumidor deve ser sempre o centro das atenções, é importante fortalecer esse relacionamento mesmo após a venda.
E, para evitar problemas entre colaboradores e usuários, o Flywheel pode e deve ser usado para agilizar o atendimento ao consumidor, sem criar barreiras.
Alguns exemplos práticos são as pesquisas de satisfação e a criação de um fluxo de automação de marketing.
Outro exemplo de ação que pode ser adotado são os chatbots, que podem automatizar, no primeiro momento, o atendimento ao cliente, para depois um colaborador humano continuar a conversa.
Com o trabalho de pós-venda bem feito, o relacionamento entre a empresa e o cliente tende a se fortalecer cada vez mais.
Busque sempre o feedback do seu público
Muito mais do que produzir um artigo excelente e repleto de técnicas de SEO ou ter o seu site no topo do site de buscas, os usuários irão buscar a opinião de outras pessoas sobre seus produtos e serviços.
Portanto, procure sempre saber o que seus clientes acham da sua marca. Colha depoimentos positivos e espontâneos e resolva os problemas de forma eficaz, pois isso mostra que sua empresa está comprometida com o público.
Impacto do Flywheel Marketing nas empresas B2B
Podemos dizer com bastante certeza que a metodologia Flywheel traz mudanças significativas no Inbound Marketing, onde temos o funil de vendas como conceito bastante difundido.
A seguir, você vai saber as principais mudanças que irão acontecer no nas estratégias de marketing digital das empresas B2B.
Fidelização de clientes
É de conhecimento geral que a aquisição de novos clientes possui custos mais elevados do que reter clientes recorrentes, que é o caso do funil de marketing.
Na direção contrária do funil, que finaliza o relacionamento com o cliente após a jornada de compra concluída, o Flywheel Marketing tem como seu principal foco a continuidade do contato.
Assim, procura-se trazer o máximo de satisfação ao cliente através de uma experiência memorável, o que pode transformá-lo em um embaixador da marca.
Resumidamente, essa estrutura, em forma de roda, busca proporcionar uma maneira de suavizar a jornada do cliente, identificando e localizando problemas.
Ter leads qualificados é fundamental para que a sua empresa possa entender suas necessidades e torná-las fiéis. Veja as principais dicas que separamos sobre o assunto:
Da estrutura linear à cíclica
A forma que o funil é trabalhado é mais linear, pois é focado em uma hierarquia distinguida em estágios, onde sua meta é principalmente atrair novos clientes e guiá-los por um caminho até o fechamento da compra.
Do outro lado, o marketing Flywheel possui uma natureza mais cíclica e concentra seus esforços na repetição de vendas geradas por clientes recorrentes. Ele utiliza estratégias mais direcionadas ao cliente, com o intuito de manter uma conexão com eles.
Foco em clientes reais
Pesquisas apontam que, atualmente, 57% dos processos de compra no mercado B2B são fechados antes mesmo dos compradores falarem com os próprios fornecedores.
E, alguns recursos são usados para essa tomada de decisão: recomendações de colegas, sites de revisões e marketing boca a boca têm exercido um papel muito mais importante nas decisões do que antes.
Simultaneamente, a confiabilidade nas empresas vem decaindo de maneira geral: 81% dos compradores buscam mais as indicações de amigos e familiares e 55% disseram que confiam menos nas empresas das quais consomem hoje em dia.
Confira alguns exemplos de clientes que tiveram sucesso com a aplicação de estratégias de Inbound Marketing em nosso E-book:
Conclusão
O famoso funil de vendas, por tantos anos usado, já não é mais suficiente para as empresas. Isso ocorre porque o comprador em 2022 exige maior atenção e qualidades humanas por parte das marcas, como gentileza, suporte, espaço para propor novas ideias e dar feedbacks sinceros sobre o que consomem.
Portanto, o Flywheel marketing parece estar avançando cada vez mais, com mais empresas B2B adotando esse novo jeito de trabalhar com marketing.
Gostou do conteúdo? Temos certeza que o Flywheel trará resultados incríveis para a sua empresa.