Hoje, mais do que nunca, as empresas entenderam os impactos de atrair as pessoas certas para o seu negócio através do Inbound Marketing. No entanto, um novo conceito surge, trazendo mudanças significativas no modo de tratar potenciais clientes: o Flywheel Marketing.
Neste artigo, vamos apresentar tudo sobre essa nova maneira de trabalhar com marketing digital e as dinâmicas que deverão ser adotadas para que ela traga resultados positivos.
Os pontos que traremos ao longo texto serão:
- Inbound Marketing e o funil de vendas
- Evolução na forma de fazer marketing
- Flywheel Marketing: o que é essa nova metodologia?
- O surgimento do Flywheel Marketing
- Quais impactos esperar do Flywheel Marketing no Inbound?
- Como funciona o Flywheel Marketing?
Inbound Marketing e o funil de vendas
Antes de entrar mais a fundo sobre o Flywheel Marketing, é preciso saber o que é o funil de vendas.
Esse conceito, muito difundido e adotado ao longo dos anos por agências e grandes empresas, é conhecido como uma metodologia que tem como meta principal atrair clientes em potencial que estejam interessados em determinada solução ou produto.
Além disso, busca a permissão deles para abrir um canal de relacionamento direto, conquistando sua confiança e alcançando o objetivo principal de qualquer empresa: a venda.
Se fizermos uma comparação com as estratégias de marketing tradicionais (conhecidas como Outbound Marketing), podemos ver que, antigamente, os anúncios feitos eram intrusivos e não tinham o consentimento dos usuários, sendo enviados em momentos inoportunos.
Para saber mais sobre as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing, leia nosso artigo.
Já o Inbound Marketing trilha uma direção oposta, trazendo o consumidor para perto da marca através de conteúdos engajadores e estratégicos, ou seja, que sejam relevantes para os consumidores.
Para isso, cinco passos são seguidos através do funil de marketing: atração, conversão, relacionamento, venda e análise. Explicaremos cada uma delas a seguir.
Atração
A primeira etapa da jornada é a atração. Nesse estágio, o potencial consumidor é apenas um estranho navegando pela internet, devendo ser conquistado com conteúdos atraentes e cativantes, para que se torne um visitante.
Aqui, existem algumas ações que vão ajudar a atrair as pessoas certas:
- Blog: é o local onde o seu cliente em potencial vai te achar. Portanto, é fundamental ter bastante atenção no tipo de conteúdo que é publicado. O seu blog deve ter um planejamento, buscando sanar as “dores” dos clientes, e não apenas publicar informações soltas e aleatórias.
- Mídias sociais: é uma ótima forma de atrair visitantes para o seu site e manter eles informados sobre as novidades da empresa.
- SEO: o uso de palavras-chaves mais relevantes é fundamental para que seu site tenha um bom ranking orgânico.
- Links patrocinados: em alguns casos, são uma excelente forma de atrair mais visitantes, graças ao seu poder de segmentação.
SEO é uma das principais ações para atrair mais clientes e estar sempre nas primeiras posições nas páginas de pesquisa. Nosso e-book ensina todos os segredos para estar sempre no topo.
Conversão
Com o público sendo atraído e visitando cada vez seu site, é o momento de pensar na etapa de conversão. Nesta etapa, sua empresa deve fornecer algo de valor em troca de informações desses visitantes, transformando-os em leads. Algumas formas de fazer isso são:
- Landing Pages: usando Landing Pages, as personas deixarão dados importantes, como e-mail, telefone, emprego e toda informação que for necessária para ter maior conhecimento sobre o seu público. Em troca, elas podem ganhar um e-book ou infográfico, por exemplo.
- Ofertas: para converter mais visitantes, uma boa oferta funciona muito bem. Testes gratuitos, webinars, e demonstrações são alguns exemplos que podem ser ofertados em troca de informações.
Relacionamento
Na etapa três do funil de Marketing, já é possível identificar quais leads são mais qualificados e estão aptos a continuar na jornada de compra. Trouxemos as principais ações que devem ser feitas para abrir uma conversa mais direta com seus clientes:
- E-mail marketing: entregue conteúdo de qualidade para suas personas. Como é um canal mais direto de comunicação, é possível personalizá-lo com mensagens específicas.
- Automação de marketing: a implementação dessa ação em sua estratégia de marketing digital irá auxiliá-lo na redução de tempo e tornar processos mais ágeis, como a distribuição de leads para a equipe de vendas.
- Nutrição de leads: educar os leads com conteúdo que ajude a solucionar dúvidas e problemas é uma maneira eficiente de criar autoridade perante o público e prepará-lo para a etapa de vendas.
Venda
Após ter atraído e ajudado os leads a caminhar por todo o ciclo de compra, chega a hora de transformá-los em clientes.
Nesse momento, usar todas as informações colhidas no funil é fundamental para, ao entrar em contato, oferecer uma oferta única para que ele realize a compra.
Não perca mais vendas com alguns passos simples que ensinamos em nosso e-book.
Análise
A última etapa: faça toda a análise dos processos de Inbound Marketing, procurando saber os resultados obtidos e descobrir o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.
O vídeo abaixo explica bem a importância do Inbound na vida das empresas:
Evolução na forma de fazer marketing digital
Com as constantes mudanças no mercado e na forma de pensar e agir dos consumidores contemporâneos, a forma de trabalhar com marketing digital também vem mudando.
O funil de vendas, focado na jornada dos clientes, cumpre muito bem o papel de entender quais são as necessidades dos seus potenciais clientes e os ajuda a encontrar a solução perfeita. Mas, após a venda, um fator muito importante tem deixado de ser trabalhado a fundo: a fidelização.
O Flywheel Marketing chega para preencher essa lacuna de forma inteligente, deixando o cliente no centro das atenções.
Flywheel Marketing: o que é essa nova metodologia?
Buscando um foco maior no cliente e na sua fidelização, essa nova ideia trata o marketing digital e as vendas de maneira diferente das formas tradicionais que tanto conhecemos.
Por esse motivo, ao invés de ter a forma de um funil, ela possui a forma de um círculo, onde o centro é sempre o cliente.
Essa roda possui três componentes básicos, que precisam estar em sinergia para que ela gire de forma natural e sem grandes esforços: marketing (atrair), vendas (envolver) e customer experience (encantar).
Ao proporcionar experiências espetaculares, a probabilidade de os clientes retornarem para futuras compras e recomendarem a sua empresa para outros usuários aumenta.
Assista nosso vídeo sobre Flywheel Marketing e entenda melhor o conceito:
O surgimento do Flywheel Marketing
Criado por James Watt, o Marketing Flywheel surgiu com o objetivo de ultrapassar o alcance do funil de vendas, facilitando a interação entre usuários e marcas.
Nesse círculo, os clientes, localizados no centro, ajudam a empresa a crescer cada vez mais, e a empresa, em troca, está sempre presente fornecendo suporte e serviços de qualidade, fazendo com que o ciclo de vida do consumidor se torne algo sustentável e infinito.
Enquanto outros modelos enxergam seus consumidores apenas como um resultado final, o Flywheel Marketing os considera amigos e defensores da marca.
Quais impactos esperar do Flywheel Marketing no Inbound?
Com a constante evolução do Inbound Marketing, a relação com o cliente continua se modificando de forma contínua, trazendo as seguintes mudanças.
Ciclo Infinito
Essa é com certeza a maior mudança dentro das estratégias de marketing digital. Antes, o final do processo era quando um cliente efetuava a compra, sem maiores relacionamentos.
Agora, além de somente atrair, as marcas continuam a conversar com os seus usuários, procurando saber o que acham sobre um determinado produto ou serviço, dando voz e maior participação ao público.
Pós-venda mais ativo
Como essa metodologia é um ciclo que não para nunca, o estágio de pós-compra é especialmente trabalhado pelas empresas.
Com isso, o Flywheel Marketing possui em sua essência uma interação contínua e saudável com os consumidores atuais, com o intuito de deixá-los fiéis e motivados para realizarem novos negócios.
Cada vez menos esforço para mover a roda do Flywheel Marketing
Com os clientes fidelizados, eles mesmos ajudam a roda a continuar girando através das suas recomendações, que podem ser feitas ativamente no meio digital, como posts e stories em mídias sociais e avaliações no Google e no Tripadvisor.
Como funciona o Flywheel marketing?
Na situação atual, clientes pesquisam por informações de serviços e produtos ofertados em diversos lugares na internet. No entanto, a opinião de outras pessoas é a informação que tem mais impacto na decisão de compra final.
Desta forma, é bastante comum um usuário pesquisar sobre a reputação da empresa no Reclame Aqui ou no próprio Google antes de contratar um serviço.
Existem algumas estratégias que exemplificam bem como a ideia do Flywheel Marketing é posta em prática:
Experiência no site
Como é a experiência do visitante no seu site? Ele possui um carregamento rápido entre as páginas? Possui links quebrados? Ou ainda, é adaptado para outros dispositivos, como smartphones e tablets?
Esses fatores, quando mal trabalhados, podem afastar visitantes que poderiam se tornar clientes recorrentes. Foque sempre em otimizar seu site para a melhor experiência possível.
SAC 2.0 e o Flywheel Marketing
Além da agilidade e transparência necessárias para responder, é preciso manter os canais de comunicação abertos. Uma equipe treinada para resolver problemas de forma assertiva é fundamental nesse cenário.
Outro ponto importantíssimo é manter o fator humano durante os diálogos. Isso evita uma relação distante e fria.
Conteúdo orgânico
Apesar do site, mídias sociais e outros canais que a marca administre tragam autoridade, os consumidores se sentem mais seguros com avaliações de clientes reais.
Depoimentos sobre um produto ou serviço agregam grande valor às estratégias de Inbound.
Replique conteúdos feitos em mídias sociais ou colocar vídeos com o feedback dos usuários no site são muito recomendados para atrair e fidelizar mais clientes.
Automação de processos
Um dos maiores aliados das empresas, a automação é uma peça fundamental na implementação do marketing Flywheel.
Muitas vezes, o fluxo de mensagens de clientes é tão grande que pode ser humanamente impossível atender a todos de forma rápida. Por isso, a automação busca dar mais agilidade, fazendo uma triagem nas mensagens para, posteriormente, encaminhar os clientes para os atendentes humanos.
Um ponto positivo desse tipo de prática é a garantia de atendimento durante 24 horas por dia.
Fluxo de e-mails
No funil tradicional, conforme o lead vai avançando pela jornada de compra, é normal ele receber e-mails recorrentes que buscam educá-lo até o momento do fechamento do negócio, cessando o relacionamento nesse ponto.
O Flywheel Marketing extrapola esse limite. Após a venda, um fluxo de e-mails deve ser construído, com mensagens sugerindo, por exemplo, a compra de produtos que possam ser complementares ao adquirido, pesquisas de satisfação e promoções exclusivas para clientes recorrentes.
Isso tem como resultado uma empresa que é sempre a primeira opção na mente do cliente quando ele precisa de algum produto ou serviço.
Remarketing
Por último, trazemos uma estratégia que já é conhecida, mas que, muitas vezes, não é aplicada de maneira correta: o remarketing.
Com essa técnica, é possível que os anúncios da sua empresa, que estão cadastrados no Google Ads, reapareçam para clientes que já fizeram negócios antes, mantendo assim a sua marca sempre presente.
Saiba como trabalhar com mídia paga e tenha mais resultados com nosso e-book:
Afinal, qual é o melhor caminho? Flywheel Marketing ou funil de vendas?
A migração para esse novo conceito irá acontecer de forma gradativa, já que cada vez mais os clientes estão mais conscientes do seu poder de influência, exigindo cada vez mais atenção por parte das empresas.
O conhecimento sobre funil de vendas ainda será importante para os profissionais que utilizam o Inbound Marketing, que precisará em um primeiro momento alcançar e guiar o público através das etapas até a decisão final.
E quando você adiciona ou adapta para a metodologia Flywheel, a sua empresa ganha uma estratégia de marketing ainda mais eficiente, pois além de atrair novos negócios, você atua com estratégias para que ele seja um cliente fiel, que vai comprar mais vezes e vai falar bem da sua empresa, fazendo assim uma forma de estabelecer um relacionamento de longo prazo que reflete no aumento de faturamento da empresa.
Esse é o futuro do marketing digital!
Nossas dicas foram úteis? Esperamos que com elas, sua empresa consiga girar com cada vez mais força a roda do seu negócio. Fale com nossa equipe e saiba mais sobre Flywheel Marketing.