Quando analisamos a história do marketing, é possível notar que, de alguma forma, ele sempre se baseou em interrupções. Ou seja, as empresas tomavam a atenção das pessoas de suas tarefas rotineiras para mostrar seu produto ou serviço em momentos inoportunos.
O mundo está em constante mudança, e com a transformação digital, o comportamento do consumidor também mudou, alterando as regras do jogo. Com esse novo cenário, as empresas se viram obrigadas a criar novas formas de conquistar e manter seus clientes, e o Inbound Marketing é uma delas.
Também conhecido como marketing de atração, o Inbound Marketing é uma das estratégias dentro do marketing digital que tem como principal objetivo a atração de clientes. Ou seja, você não vai atrás do cliente, mas desperta o seu interesse de forma gradual.
Confira o que você vai encontrar em nosso post:
Índice
- Inbound Marketing e o funil de vendas
- Flywheel Marketing é o futuro do marketing digital
- Foco na fidelização de clientes
Inbound Marketing e o funil de vendas
Ainda falando sobre Inbound, nós temos o famoso funil de vendas, que é um modelo estratégico que exibe a jornada do cliente, desde o primeiro contato dele com a marca até o momento da compra.
Ele é composto por um conjunto de etapas e gatilhos que buscam dar suporte à jornada de compra das personas de uma determinada empresa. Essas etapas são:
- Atração;
- Conversão;
- Relacionamento;
- Venda;
- Análise.
No entanto, essa forma já não funciona tão bem, e vou explicar para você o porquê disso.
Flywheel Marketing é o futuro do marketing digital
Com consumidores cada vez mais exigentes e atentos, o modo como eles desejam ser tratados pelas empresas está se modificando por completo.
Antes, o ciclo se encerrava na compra, onde a empresa só entrava em contato com o cliente para oferecer suporte, se necessário.
Mas agora, ele exige ser o centro das atenções. E é baseado nessa ideia que surgiu o Flywheel Marketing.
O Flywheel Marketing é uma abordagem dentro do Inbound Marketing, mais focada principalmente na fidelização do usuário. Ela também pode ser encontrada nos materiais de estudos como: “volante de rotação”, uma engrenagem circular que dá força a uma máquina.
Nessa nova metodologia, ao invés de pensarmos em um funil, nós temos uma roda, onde o cliente fica no centro. Em torno, temos ações que buscam atrair, envolver e encantar.
O grande objetivo não é mais somente fazê-lo comprar, e sim fidelizá-lo, fazendo com que a roda nunca pare e novas interações aconteçam.
Foco na fidelização de clientes
Sabemos que uma parte representativa dos negócios de uma empresa vem de clientes existentes, e a aquisição de novos costuma ter um investimento maior.
Ao contrário do funil, que tende dar por finalizado o contato com o cliente quando a compra é concluída, na abordagem do Flywheel Marketing, o foco está em continuidade. Dessa forma, busca-se proporcionar a satisfação que pode transformar o comprador em um fiel defensor da marca.
Isso porque, entre outras questões, essa estratégia ajuda a prever e antecipar necessidades e fornecer mensagens relevantes e oportunas personalizadas.
De resumo, essa estrutura do flywheel oferece uma maneira mais eficaz de identificar problemas e eliminá-los para que a jornada permaneça com qualidade e contínua.
Se você olhar bem, é ótimo atrair seu cliente, interagir com ele e dar a ele uma experiência memorável, que, por sua vez, atrai novos clientes e, assim, o ciclo se repete. Ao privilegiar a fase da experiência, você consegue, ao mesmo tempo, atrair e reter.
Usar o Flywheel Marketing, inclusive, é uma excelente maneira de desenvolver as estratégias de marketing de empresas B2B, que possuem ciclo de vendas mais longos e que as vezes dependem de metas a longo prazo e um relacionamento contínuo com os clientes.
Assista a esse vídeo sobre flywheel e entenda na prática como ele funciona e sua diferença para o tradicional modelo do funil:
E aí, curtiu o vídeo? Não esqueça de compartilhar e, se você quiser saber mais sobre Flywheel marketing, entre em contato conosco e agende já uma reunião!
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