Inbound Marketing B2B
Somos uma agência credenciada e certificada pela Resultados Digitais (RD Station) e especialistas em gerenciamento no Hubspot. Desta forma, estamos capacitados para atender sua empresa com as melhores estratégias e ferramentas de Marketing B2B.
O que é Inbound Marketing?
De forma simplificada, podemos dizer que o Inbound Marketing é uma estratégia que visa entender a forma como seu consumidor pensa, como ele interage e como chega ao momento ideal de compra.
Após essa análise, são criados diversos conteúdos relevantes para que suas personas possam se encantar com seu produto/serviço e tenham interesse em adquiri-lo.
O que o diferencia essa estratégia do Marketing tradicional, é que neste caso a empresa não vai atrás dos clientes, mas explora canais de mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo), blogs e redes sociais para ser encontrada.
Todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas, ou seja, é possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas de Web Analytics.
Quer saber um pouco mais sobre o que é Inbound Marketing para empresas B2B? Assista o vídeo abaixo em que o Rodrigo Caminitti, CEO da agência WebSnap, preparou sobre o assunto.
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O que significa cada uma delas ?
Atrair
Um site sem visitas não gera Leads e sem Leads não há vendas, e por consequência, perde-se toda a razão para se trabalhar com essa estratégia. Por isso, a primeira etapa consiste em atrair as personas através de conteúdos que as chamem a atenção.
O resultado será um público mais engajado e propenso a consumir o seu produto ou serviço e, para isso, você precisará de um blog, estratégias de SEO, links patrocinados e redes sociais.
Como atrair
Marketing de conteúdo
É a principal estratégia para aplicar o Inbound Marketing, isso porque o Marketing de Conteúdo é focado na criação e distribuição de conteúdos relevantes (como artigos, E-books e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca, fazendo com que a empresa ajude suas personas a resolverem seus problemas, construindo uma autoridade no assunto.
Blog
É o principal canal de produção de conteúdo que uma empresa pode aplicar o Inbound Marketing. Nele, são produzidos materiais relevantes com o objetivo de educar os visitantes da página, seus possíveis leads.
Site
Toda empresa precisa ter um site contendo as principais informações sobre a marca e onde irá vender o produto/serviço.
Mídias sociais
As mídias sociais são essenciais para a comunicação e troca de informações. Elas incluem tanto as redes sociais quanto aplicativos de mensagens, e são fundamentais para espalhar seu conteúdo e fortalecer a imagem da empresa.
SEO
Com uma estratégia de SEO bem aplicada, o seu site poderá aparecer nas primeiras páginas do Google e demais mecanismos de busca, conseguindo muito mais tráfego qualificado.
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Converter
Esta etapa complementa a anterior, pois precisa fazer com que o visitante se transforme em lead para poder avançar no processo de compra.
Desta forma, o usuário precisa passar suas informações em troca de um benefício como por exemplo, uma oferta. Para isso são utilizadas Landing Pages, ferramenta base da metodologia Inbound Marketing – falaremos mais sobre elas a seguir.
Como converter
Landing Pages
Formulários
Call to action (CTA)
CRO
Vender
Esta etapa do Inbound consiste em todo o trabalho de geração e nutrição de Leads com o intuito de gerar oportunidades de negócio para a sua empresa.
Dependendo do modelo de negócio, o processo de vendas pode acontecer dentro do próprio site ou, se necessário, o contato entre um vendedor e o potencial cliente. Quanto mais complexo o produto ou serviço for, mais o processo de vendas precisa ser algo consultivo para que a venda seja concretizada.
Nesta etapa, algumas ferramentas como: automação de marketing, e-mail marketing, nutrição de leads e lead scoring, são indispensáveis para alcançar bons resultados. Confira abaixo um pouco mais sobre o assunto abaixo.
Como vender
Automação de Marketing
E-mail Marketing
Nutrição de leads
Lead scoring
Encantar
Chegou a última etapa do Inbound Marketing. É neste ponto que você começará a fidelização de clientes. Fidelizar e encantar são consequências do bom atendimento e relacionamento da sua marca com eles. No Inbound Marketing, fazemos isso de forma automatizada.
Como encantar
Ações promocionais/Clube de vantagens
Conteúdos relevantes
Avaliação
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Melhor custo-benefício
Segundo a Demand Metric, o Inbound Marketing é 62% mais barato que o Marketing convencional.
Além disso, o custo médio por lead diminui 80% depois de 5 meses ao utilizar uma estratégia consistente de Inbound Marketing (Fonte: Eloqua).
Maior assertividade
Ao entender como sua persona pensa, como ela interage e toma sua decisão de compra, é possível criar estratégias muito mais eficazes com conteúdos direcionados para cada etapa da jornada de vendas.
Você sabia que 75% das empresas que aplicam o Inbound Marketing acreditam que suas estratégias são mais eficazes? (Fonte: HubSpot)
Não é apenas atrair Leads, e sim relacionar com eles
Segundo o iMedia Connection, 60% dos consumidores apresentam uma visão mais positiva sobre uma marca depois de consumir conteúdo da mesma.
Além disso, Leads nutridos produzem, em média, um aumento de 20% nas oportunidades de vendas, em comparação com leads não nutridos (Fontes: Demand Generation Benchmarks | HubSpot).
Flywheel de Vendas: Descubra o que é e quando aplicá-lo
Você já ouviu falar sobre o Flywheel de Vendas? Essa metodologia consiste em colocar suas personas como ponto central dos processos ao oferecer um valor contínuo para elas.
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