Inbound Marketing: Como atrair mais clientes no Marketing Digital

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Com os constantes avanços tecnológicos, é fundamental que uma empresa saiba como atrair clientes através do Marketing Digital. Afinal de contas, os principais meios de comunicação, busca de informação e compra de produtos, encontram-se nas redes sociais, sites, blogs e outros canais digitais.

Para isso, é importante ficarmos atentos em algumas técnicas desenvolvidas para atrair cada vez mais clientes. O Inbound Marketing, por exemplo, é uma ferramenta que possui justamente esse objetivo. Através dela, você pode fazer com que o seu negócio de se desenvolva e prospectar novos consumidores para o seu produto.

Veja abaixo mais informações sobre essa poderosa metodologia e como ela pode te ajudar a conseguir mais clientes.

 

O que é Inbound Marketing

Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdos relevantes

O que o diferencia do marketing tradicional é que nesse caso a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais de mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo), blogs e redes sociais para ser encontrada.

No inbound marketing é o cliente que procura pela empresa e não o contrário. Essa metodologia pode ser definida como Marketing de atração.

Todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas, ou seja, é possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas web analytics. A partir do conhecimento dessas informações, é possível otimizar as campanhas para atingir um melhor retorno sobre o investimento.

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INTRODUÇÃO AO INBOUND MARKETING

GUIA SOBRE AUTOMAÇÃO E INBOUND MARKETING

O Inbound Marketing serve para:

  • Aumentar a visibilidade de seu negócio
  • Diminuir o custo de aquisição de seus clientes
  • Atrair clientes em potencial
  • Gerar conteúdos que façam a diferença
  • Otimizar o processo de vendas
  • Gerar vendas

Etapas do Inbound Marketing

Sua metodologia consiste nas etapas seguintes, como um funil de vendas:

Funil de Inbound Marketing

O que significa cada uma delas ?

  • Atrair: Um site sem visitas não gera Leads e sem os Leads, não há vendas, e por consequência, perde-se toda a razão para se trabalhar com essa estratégia. Por isso precisamos primeiro atrair nossos Leads. E para isso é necessário um conteúdo que chame atenção e atraia muitas pessoas que vão se interessar pelo assunto. O resultado será um público mais engajado e propenso a consumir o seu produto ou serviço e, para isso, você precisará de um blog, estratégias de SEO, links patrocinados e redes sociais.

Como Atrair:

Marketing de conteúdo: o marketing de conteúdo atrai, converte e encanta clientes e potenciais clientes. Por essa razão, ele é uma das principais ferramentas do Inbound Marketing.

Blog: principal canal de produção de conteúdo que uma empresa pode usar no Inbound Marketing. Nele, são produzidos materiais relevantes com o objetivo de educar os visitantes da página, seus possíveis leads.

Site: toda empresa precisa ter um site. É nele que conterá as principais informações sobre a sua marca e onde você irá vender o seu serviço.

Mídias sociais: as mídias sociais são as principais formas de comunicação e troca de informação. Elas incluem tanto as redes sociais quanto aplicativos de mensagens, e são fundamentais para espalhar seu conteúdo e fortalecer a imagem da sua marca com o público.

SEO: com uma estratégia de SEO bem aplicada, o seu site poderá aparecer nas primeiras páginas do Google, conseguindo muito mais tráfego qualificado.

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  • Converter: Esta etapa complementa a anterior; o visitante precisa virar Lead para poder avançar no processo de compra. O usuário precisa passar suas informações em troca de um benefício como por exemplo, uma oferta. Nessa etapa também precisamos usar Landing Pages , ferramenta base da metododologia Inbound Marketing.

Como Converter:

Landing pages: páginas criadas com o objetivo de converter o visitante em um lead. Geralmente é oferecido algum material rico em troca de informações pessoais.

Formulários: as informações pedidas nas landing pages são feitas em formulários. A forma como elas são criadas faz grande diferença na hora da conversão. Por isso, tome cuidado e solicite apenas os dados realmente necessários para o objetivo de sua estratégia.

Call to action (CTA): o famoso botão de ação é um convite direto para que o visitante aceite o conteúdo e preencha o formulário. É muito importante que o CTA esteja bem destacado na landing page.

CRM: do termo inglês para “Gestão de relacionamento com o cliente”, o software CRM oferece uma central de informações sobre todos os contatos. Através dele, é possível identificar o que cada um deles precisa e a forma mais adequada de oferecer determinado serviço/produto.

CRO: do termo inglês para “Otimização da taxa de conversão”, o CRO, quanto bem desenvolvido, garante que suas conversões continuem aumentando, nunca diminuindo.

  • Vender: Consiste em todo o trabalho de geração e nutrição de Leads que visa produzir a demanda e gerar oportunidades de negócio para a sua empresa. Dependendo do modelo de negócio o processo de vendas pode acontecer dentro do próprio website ou ser necessário o contato entre um vendedor e o potencial cliente. Quanto mais complexo o produto ou serviço, mais o processo de vendas precisa ser algo consultivo para a venda ser concretizada.Nessa etapa, algumas ferramentas como, automação de marketing, e-mail marketing, nutrição de leads e lead scoring, são indispensáveis para alcançar bons resultados. Nessa etapa, algumas ferramentas como, automação de marketing, e-mail marketing, nutrição de leads e lead scoring, são indispensáveis para alcançar bons resultados.
    Confira abaixo um pouco mais sobre elas:
    o Automação de marketing: através dessa ferramenta, você pode automatizar ações e processos de marketing, reduzindo trabalhos manuais e aumentando sua eficiência. Assim, é possível manter o relacionamento próximo dos leads e conduzi-los pelo funil de vendas.
    o E-mail marketing: canal principal para manter o relacionamento com o lead. Nele, pode-se enviar conteúdos relevantes, promoções e informações sobre a marca para se aproximar, cada vez mais, do seu potencial cliente.
    o Nutrição de leads: através de uma sequência de e-mails, a nutrição de leads tem o objetivo de conduzir o lead pelo funil de vendas e deixa-lo mais perto da compra.
    o Lead scoring: pontuação que te ajuda a saber qual lead merece a prioridade do time de vendas. Afinal de contas, nem todo lead se encontra na mesma etapa do funil.
  • Encantar: Chegou a última etapa do Inbound Marketing. É neste ponto que você começará a fidelização de clientes. Fidelizar e encantar são consequências do bom atendimento e relacionamento da sua marca com eles. No inbound Marketing fazemos isso de forma automatizada.
  • Analisar: Avaliar precisamente seus resultados e comprovar o retorno dos seus investimentos com base em fatos. É possível monitorar todas as ações que ocorrem nas interações do seu público com o seu site, posts e campanhas, tornando o trabalho mais inteligente.

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