O marketing educacional é uma aplicação da estratégia de marketing para as Instituições de Ensino (IE). Quando trabalhada em conjunto com o Marketing Digital, esse método pode alcançar grandes resultados. Afinal de contas, cada vez mais ele vem sendo utilizado pelas escolas e universidades a fim de atrair, relacionar e fidelizar novos alunos.
Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Rock Content, em parceria com a Resultados Digitais, 66,5% das Instituições de Ensino investem em marketing offline e 81,3% em marketing digital. E mais! A mesma pesquisa relevou que mais de 69% das IEs acreditam que o ROI (Retorno sobre Investimento) é positivo com o marketing tradicional. Já em relação ao marketing educacional digital esse percentual subiu para quase 83%.
Isso acontece, pois grande parte dos possíveis alunos das IEs encontra-se hoje no mundo digital. Por isso, aplicar ações nesse meio é uma forte garantia de que suas estratégias de comunicação irão atingir o sue público. Um ótimo apoio e solução para o merketing educacional digital é o trabalho de Inbound Marketing, uma poderosa metodologia que visa atrair e converter clientes usando conteúdos relevantes.
Saiba mais sobre o Inbound Marketing no vídeo abaixo:
Pensando nisso, no material de hoje nós iremos explicar como atrair mais alunos para sua Instituição de Ensino utilizando o marketing educacional. Acompanhe!
Entenda, planeje e defina o seu público-alvo
O primeiro passo para desenvolver um bom marketing educacional é entender e definir quem é o seu público-alvo. Para isso, deve-se considerar não apenas quem estuda, mas também quem tem o poder de decisão, ou seja, os pais ou responsáveis. Por isso, desenvolver um bom planejamento é fundamental antes de começar qualquer estratégia.
Depois de entender e determinar qual é o seu público, você deverá criar uma persona, um personagem fictício que representa o cliente ideal. Ela possui nome, idade, classe social, localização geográfica, hábitos de consumo, fase de ensino, interesses, objetivos pessoais e problemas. Todas essas informações irão te ajudar na hora de desenvolver suas estratégias de comunicação.
Desenvolva conteúdos
Desenvolva conteúdos relevantes para o seu público-alvo. Aqui, o objetivo principal é atrair, educar, converter e qualificar seus possíveis futuros alunos (leads).
Uma ótima ideia é desenvolver materiais ricos informativos que possam solucionar um determinado problema do candidato. Veja alguns exemplos de materiais ricos para marketing educacional:
•Testes vocacionais;
•Guias de profissões;
•Webinar e vídeo-aulas para vestibular;
•Slides utilizados em aulas;
•E-books, entre outros.
Outra alternativa é desenvolver matérias para o blog da Instituição, abordando temas e assuntos atrativos e que possam ajudar o sue público de alguma forma. Por exemplo:
•Como aumentar o seu desempenho nos estudos;
•Como se organizar para estudar melhor;
•Como aproveitar o tempo livre;
•Dicas de livros e filmes, entre outros.
Quer saber mais? Baixe nosso e-book grátis e confira um guia completo de conteúdos para produzir no blog.
Utilize as redes sociais com frequência
Uma coisa é certa, não tem como uma Instituição de Ensino ficar de fora das redes sociais. Elas são essenciais para conseguir um bom resultado dentro do Marketing Educacional.
Para isso, primeiro você deverá analisar qual rede combina mais com o seu público-alvo. Por exemplo, se você é uma IE que oferece cursos profissionalizantes destinados a executivos, a melhor opção é realizar a comunicação dentro do LinkedIn, uma rede social voltada para os negócios.
Feito isso, você deverá publicar constantemente conteúdos relevantes e informações úteis aos usuários. Mais do que isso, é importante que você mantenha-se ativo e interaja com os internautas, respondendo todas as perguntas e comentários (positivos ou negativos) que eles fizerem dentro da rede social.
Através de um bom planejamento de marketing educacional e digital você consegue garantir a efetividade das ações de sua IE. Mas, para isso, a melhor opção é investir em uma empresa especializada no assunto.
A WebSnap é uma agência de Marketing Digital que atua na área desde 2009. Com grande capacidade para atender as demandas com as melhores estratégias, oferecemos aos nossos clientes comprometimento, qualidade e resultados.
Venha fazer uma visita e conheça os nossos serviços! Até a próxima. (:
Leia também: