Toda faculdade e instituição de ensino deve investir em um bom marketing educacional para atrair o máximo de alunos. Porém, nem sempre essa tarefa acaba sendo fácil para aqueles que não conhecem muito sobre o assunto.
Pensando nisso, a WebSnap preparou esse texto com algumas dicas para que a sua faculdade invista nessa prática e alcance ótimos resultados.
Boa leitura (:
1- FAÇA UMA SEGMENTAÇÃO DO PÚBLICO
O primeiro passo dessa estratégia é segmentar o público, ou seja: o perfil ideal do aluno de sua instituição. Isso porque, quando o interesse do indivíduo for de acordo com o que você oferece, fica muito mais fácil de desenvolver um bom relacionamento com ele.
Veja abaixo algumas dicas de como realizar essa segmentação da melhor forma possível:
• Saiba quem é seu público-alvo
Diferente de uma escola de ensino fundamental, na faculdade geralmente quem faz a decisão de compra são os próprios alunos. São eles que escolhem qual curso querem realizar e em qual instituição pretendem se matricular. Porém, muitos jovens ainda não são os responsáveis por efetuar o pagamento da mensalidade do curso, essa missão fica responsável pelos pais do aluno.
Sendo assim, é extremamente importante conhecer melhor os potenciais alunos e seus pais para sua estratégia de marketing educacional seja bem realizada.
• Considere a localização da instituição
A localização também é um fator bastante importante na hora de segmentar o seu público. Para uma faculdade que está presente apenas em uma cidade, por exemplo, usar alguns regionalismos em sua comunicação é um ótimo método para ter mais proximidade com o público daquele local.
• Crie sua persona
Um persona é um personagem fictício do cliente ideal para o seu negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, apresentando uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. O objetivo principal de criar essa figura é enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, ter maiores chances de sucesso.
Uma ótima dica é criar uma persona para cada curso que você oferece dentro da instituição.
2- ATRAIR O PÚBLICO
Feito os primeiros passos dentro do marketing digital, chegou a hora de captar e reter os alunos. Existem diversas maneiras de realizar esse objetivo e, aqui, nós separamos a principal. Dá só uma olhadinha:
• Produza conteúdos relevantes
Você já ouviu falar de Marketing para Conteúdo? Esse tem como objetivo criar, publicar e promover materiais personalizados para seu cliente. Através deles, é possível que a sua faculdade alcance uma busca orgânica relevante no Google. Para isso, será necessário realizar assuntos que eduquem, informem e entretenham os leitores.
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3- GERE A MÁXIMA QUANTIDADE DE LEADS
Agora, o próximo passo é gerar a máxima quantidade de leads, ou seja, uma lista de potenciais alunos que possuem interesse em matricular-se em sua faculdade. Veja como:
• Utilize materiais ricos
Os materiais ricos são conteúdos em variados formatos (e-book, infográficos, webinars) que têm como objetivo gerar e nutrir leads. Esses conteúdos são mais aprofundados e, normalmente, estão disponíveis para download.
Sendo assim, para que o usuário possa usufruir dessas informações valiosas que estão sendo compartilhadas, é necessário que ele coloque algumas informações que fazem toda diferença para a estratégia do Marketing Digital, como nome e e-mail, por exemplo.
• Aprimore suas Landing Pages
As Landing Pages são as principais ferramentas para converter visitantes em oportunidades de venda. Isso porque, são nelas que você oferta o seu material rico e coloca um formulário para que o usuário possa preencher com os seus dados.
Além disso, existem Landing Pages que podem ofertar promoções, descontos e ofertas especiais. Todas devem possuir um call to action claro e que se destaque no meio da página.
• Exiba caixas de assinatura de newsletter
Outra forma de gerar leads é capturar os dados de contato dos visitantes de seu site ou blog. Uma ótima maneira de realizar isso é espalhar caixas de assinaturas de newsletter em formato de banner ou pop-up. Assim, caso o usuário tenha interesse em saber mais sobre as suas ofertas, provavelmente ele irá se cadastrar em sua lista.
• Envie e-mail marketing
Com a lista de leads formada, o próximo passo é criar um relacionamento com esses alunos através do envio de e-mails marketing. Aqui, o objetivo principal é captar mais informações do potencial cliente como, idade, curso de interesse, localização, entre outros, e fazer com que ele avance pelo funil de venda, chegando até o ato da matrícula.
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4- BÔNUS: MELHORES PRÁTICAS DE MARKETING EDUCACIONAL
Para fechar com chave de ouro, separamos algumas dicas das melhores práticas a serem aplicadas em sua instituição. Dá só uma olhadinha:
• Interaja nas redes sociais
Use e abuse das redes sociais para interagir com o público. Atualmente, as mais utilizadas são Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Por isso, mantenha-se sempre conectado e ativo a esses canais. Eles são obrigatórios para qualquer instituição que deseja fortalecer a relação com a sua persona.
• Utilize depoimento de ex-alunos
Outra estratégia muito boa é utilizar depoimentos de ex-alunos para compartilhar com o potencial cliente. Essas referências positivas ajudam, e muito, na hora da decisão de um curso, por exemplo.
• Invista em mídia paga
Por fim, a mídia paga também é uma ótima estratégia dentro do Marketing Digital. Utilizando a ferramenta do Google ADS, Facebook ADS e outras plataformas de anúncio, você consegue aumentar a exposição da marca, gerar resultados mais rápidos e direcionar suas mensagens para as pessoas certas.
E aí, gostou das nossas dicas? Para alcançar os resultados esperados por ela, você deverá caprichar bastante! Nossa sugestão é contratar uma empresa especializada apenas nesse assunto. A WebSnap é uma agência de Marketing Digital que atua desde 2009 no mercado. Grandes clientes como, Giuliana Flores, Mackenzie e Rally dos Sertões já fizeram parte do nosso portifólio.
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