O Marketing para Indústria (também conhecido como Marketing Industrial ou Marketing B2B) já é um assunto bastante debatido aqui no Brasil. Mas, apesar de muitas empresas conhecerem esse termo, é comum surgir dúvidas e, principalmente, não saber aplicar essa estratégia de forma correta.
A verdade é que, ao contrário do que muitos acreditam, o Marketing Industrial requer um conhecimento aprofundado e uma equipe especializada no assunto. Afinal de contas, de nada adianta utilizar estratégias rasas e generalizadas para a comunicação da sua empresa, não é mesmo?
Pensando nisso, a WebSnap preparou esse artigo compartilhando com você as principais informações do Marketing Industrial, quais os seus benefícios e como utilizar essa estratégia a favor do seu negócio. Acompanhe!
O que é Marketing para Indústria?
De maneira resumida, o Marketing para Indústria é um segmento do marketing digital focado na área industrial, direcionando ações de empresa para empresa. Ele chegou com uma proposta muito bem alinhada com as tendências tecnológicas, trazendo monitoramento em tempo real e estratégias mais otimizadas ao perfil do seu público-alvo.
A ideia por trás do B2B (business to business) é construir um relacionamento sólido e duradouro entre as companhias, através de estratégias inteligentes que geram resultado, agregam valor para os serviços oferecidos e visam a venda e a conquista de uma melhor posição no mercado.
Quais os benefícios do Marketing para Indústria?
Quando bem elaborado e utilizado da maneira correta, o Marketing para Indústria traz diversos benefícios para uma empresa. Veja a seguir alguns deles:
1- Preparar clientes que ainda não estão prontos para a compra
O Marketing Industrial tem como base o Inbound Marketing: um conjunto de estratégias que visa atrair e converter clientes usando conteúdos relevantes.
Isso acontece, pois nem todas as pessoas encontram-se na mesma etapa de vendas. Algumas já estão prontas para a compra e outras precisam ser conquistadas pela empresa. E é exatamente isso que o Marketing para Indústria faz!
Ele baseia-se no que chamamos de “jornada de compra”, que é composta por 04 etapas de um funil de vendas:
- Atrair: atrair o potencial cliente é o primeiro passo dessa jornada. Para isso é necessário criar um conteúdo que chame atenção e seja relevante, fazendo com que as pessoas se interessem pelo assunto. O resultado será um público mais engajado e propenso a contratar serviço. Esse conteúdo pode ser divulgado em diferentes meios, como blog, site, redes sociais, entre outros.
- Converter: essa fase complementa a anterior. O visitante que ficou interessado pelo seu conteúdo precisa virar um Lead para poder avançar no processo de compra. Para isso, o usuário deve passar suas informações em troca de algum benefício, como, por exemplo, uma oferta, um material rico, entre outros. Nessa etapa também precisamos usar Landing Pages, as famosas páginas de conversão.
- Vender: aqui, consiste em todo o trabalho de geração e nutrição de Leads que visa produzir a demanda, gerando oportunidades de negócio para a sua empresa. Dependendo do modelo, o processo de vendas pode acontecer dentro do próprio website ou precisar de um contato entre um vendedor e o potencial cliente. Quanto mais complexo o serviço, mais o processo de vendas precisa ser algo consultivo para a venda ser concretizada. Nessa etapa, algumas ferramentas como, automação de marketing , e-mail marketing e nutrição de leads são indispensáveis para alcançar bons resultados.
- Encantar: por fim, chegamos na última etapa do funil de vendas. É neste ponto que a indústria começará a fidelização dos clientes. Fidelizar e encantar são consequências do bom atendimento e relacionamento da sua marca com eles. No Inbound Marketing fazemos isso de forma automatizada.
Caso você queira se aprofundar ainda mais sobre a metodologia Inbound Marketing, nós preparamos um vídeo explicando, em detalhes, tudo sobre essa poderosa metodologia. Veja abaixo!
2- Melhorar resultados nas buscas orgânicas da internet
Os resultados da Busca Orgânica são aqueles que o buscador (na maioria das vezes o Google) mostra sua empresa nas primeiras páginas de pesquisa, sem que você precise pagar por isso. Eles são responsáveis por mais de 80% dos cliques dos visitantes, concorrendo contra 20 a 30% dos cliques em links patrocinados.
A principal vantagem de estar bem posicionado nos buscadores é que você passa a receber visitas de clientes extremamente qualificados, pois seu website só vai aparecer para pessoas que estão procurando o seu serviço. E para isso, contamos com a ajuda do SEO (Search Engine Optimization) uma das principais estratégias do Marketing para Indústria.
De forma resumida, o SEO é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego, autoridade para sua página, além é claro, de aumentar as chances de conversões.
O uso correto de palavras-chave e um site responsivo para dispositivos móveis são duas das técnicas mais comuns do SEO.
Veja abaixo 06 motivos para começar a usar essa estratégia o quanto antes.
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3- Aumento nos lucros
Sendo usado de maneira estratégica, o Marketing para Indústria permite aumentar consideravelmente os lucros de uma empresa. Isso porque, você estará direcionando todas as suas ações, forças e investimento no interesse do cliente, de maneira mais individualizada.
Isso significa que, embora seja um cenário mais desafiador, os seus esforços são concentrados nas pessoas certas e, por consequência, os custos de marketing se tornam menores. Muito diferente do Outbound Marketing, o antigo marketing como costumamos dizer.
Nele, é necessário um grande investimento para atingir um grande público, que nem sempre será o seu potencial cliente.
Como criar uma estratégia de Marketing para Indústria?
1- Identifique sua persona
O primeiro passo para montar a sua estratégia de Marketing para Indústria é definir a sua persona.
Caso você não conheça, a persona é um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Esse personagem possui informações reais, como nome, idade, desejos de compra, entre outros. Para criar uma persona, é necessário coletar informações dos seus clientes, como suas dores, problemas, objetivos e desafios.
Tenha em mente que a persona é essencial para definir a linguagem a ser utilizada nas suas estratégias de marketing, bem como para identificar o tipo de conteúdo a ser produzido e de quais redes sociais lançar mão, entre vários outros aspectos.
2- Trabalhe com as ações de marketing
É importante saber que existem diversas ações dentro do Marketing para Indústria. Cada uma delas possui uma determinada finalidade, mas todas devem ser voltadas para aumentar o alcance de seu serviço e, assim, alcançar bons resultados.
Nesse texto, nós iremos compartilhar com você as principais ações para utilizar em sua estratégia. Veja abaixo:
- Redes Sociais: esteja sempre presente nas redes sociais e mantenha-se ativo com os usuários. Poste conteúdos relevantes, compartilhe informações úteis, curta e comenta sempre que possível. Assim, você terá um relacionamento mais próximo com o seu público.
- E-mail Marketing: o e-mail marketing é um perfeito canal de nutrição de leads. Através dele você pode promover os seus conteúdos, ofertar promoções, vender um serviço, entre outros. Assim, você consegue criar um relacionamento com o usuário, educá-lo e, possivelmente, conquistar um novo cliente.
- Landing Page: a landing page tem como objetivo atrair a pessoa certa para os seus canais digitais e convertê-la em um lead. Para isso, você precisa ofertar algum tipo de material rico, promoção, novidade, entre outros. Para que o visitante da página receba essa oferta, ele deverá preencher um formulário com os seus principais dados: nome, telefone e e-mail. Assim, você já terá as principais informações para começar um relacionamento com o potencial cliente.
- Material rico: o material rico consiste em um conteúdo (em diferentes formatos) que tem como objetivo gerar e nutrir leads. Esse material normalmente é mais extenso, aprofundado e está disponível para download. Alguns exemplos são: e-book, infográfico, guia, vídeo, webinar, entre outros.
- Blog: através do blog você consegue mostrar a importância do seu serviço para o seu público-alvo sem mencioná-lo, basta abordar temas relativos ao seu segmento de atuação, que explorem as dores que são solucionadas pelo que você oferece. Além disso, o blog é uma ótima ferramenta para te ajudar a aparecer nas primeiras páginas do Google, já que nele você consegue utilizar boa parte das estratégias de SEO.
3- Acompanhe os resultados
Por fim, o último passo para montar sua estratégia de Marketing para Indústria é monitorar todos os resultados que foram gerados até então. Essa etapa é essencial para avaliar se as ações que você desenvolveu para o seu negócio foram bem elaboradas ou se precisam de alguma alteração, ajuste, otimização, entre outros.
Para realizar esse acompanhamento, uma ótima alternativa é utilizar as KPI (Key Performance Indicator) , os conhecidos Indicadores de Desempenho. Utilizando essas métricas você poderá avaliar, com mais precisão, a evolução das ações.
Como você percebeu, o Marketing para Indústria envolve diversas funções, etapas e estratégias que visam melhorar a divulgação da empresa nos meios digitais, atrair novos clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.
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