O poder dos dados e o uso adequado das redes sociais para sua empresa

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Potencial online

A internet é em si um mundo de possibilidades, chances e muitas oportunidades. O meio digital não poderia caber melhor em outro período da história se não o de agora, esse de consumo, venda, compra, e ritmo muito acelerado.

As redes sociais são um grande meio de conexão e também de persuasão e alcance, e é por isso que o meio digital é hoje a principal fonte de disseminação de informações, e propaganda para marcas, sejam elas grandes ou pequenas.

Realidade absoluta

Segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil em conjunto com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR divulgada em 2017, mais da metade dos brasileiros usa a Internet como principal meio de obter informações e realizar compras. O percentual divulgado é de 58% da população nacional online, e representa um mercado bastante potencial para empresas de diferentes ramos.

Numa escala global, pesquisa realizada pelo próprio Facebook em 2015 afirmou que 48% da população mundial tem acesso à internet, isso significa, no período citado, 3,2 bilhões de pessoas conectadas.

É muito difícil pensar numa empresa ou marca fora das redes sociais que ainda possua potencial competitivo com concorrentes online. Ao mesmo tempo em que a maioria das pessoas, principalmente das ultimas gerações, se tornaram dependentes e quase que absolutamente vinculados às redes sociais, as marcas não puderam e não podem abandonar os seus consumidores.

Essa realidade de uso das redes sociais para conexões, sejam elas sociais ou comerciais, é quase que absoluta. Hoje em dia o meio digital é o local de maior troca de informações, pesquisa, compras e vendas do mundo, é o maior e mais complexo mercado de toda a história.

O poder dos dados

Mas porque a Internet tem tanto poder? Muitos fatores a tornaram algo excepcional na história da comunicação e do mercado. As redes sociais e todas as plataformas digitais diminuíram distâncias em todos os sentidos.

Conexões e contatos antes inimagináveis tornaram-se possíveis em segundos. Distâncias essas que podem ser físicas – podemos ver e conversar com alguém do outro lado do mundo agora mesmo – ou logísticas e estruturais – podemos nos comunicar com as marcas, questionar, consumir e visualizar conteúdos que antes eram menos acessíveis.

Essa aproximação de esferas tem, entretanto, um custo. As plataformas digitais, a fim de tornar essa aproximação cada vez mais detalhada e “perfeita”, busca conhecer profundamente os seus usuários, e isso acontece por meio do uso de dados, o chamado big data.

Ao entrar em um website ou cadastrar-se numa conta de e-mail, o fornecimento de dados é o primeiro passo para personalizar a navegação dos internautas. A partir de então os seus interesses de busca, comportamento online e conexões serão rastreados e computados. É nesse ponto em que a presença digital das empresas se torna essencial dentro dessa nova realidade.

O porquê de estar online

Para as empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte, a presença nas redes sociais é essencial não só para a captação de clientes e aproximação por meio desses dados coletados, chamados big data nos termos de tecnologia da informação.

Além de conhecer melhor o seu público e poder direcionar as suas campanhas e produtos, as redes sociais são hoje o maior outdoor para qualquer marca. A visibilidade é a maior característica da internet. O acesso a informações tomou outras proporções com o advento das redes, e ter sua marca ou empresa na internet é estar dentro de uma vitrine imensurável.

Direcionamento

A empresa que utiliza de forma correta as ferramentas digitais é capaz de entender de forma detalhada o seu consumidor e reformular o seu planejamento de marketing com a proposta de atender melhor o seu público, e de acompanhar as tendências do mercado.

Além disso, é principalmente nas redes sociais que surge a chamada agenda setting, ou seja, é no ambiente online que são determinados os assuntos do momento, são organizados movimentos, reuniões e discussões que definem temas de interesse público. Esse movimento é rápido e diário, portanto, de fora das redes, fica quase impossível acompanha-lo.

Como dito, o ritmo da internet é extremamente acelerado em todas as esferas. Tendências, problemas, questionamentos e novas conexões surgem a cada milésimo de segundo em todo o mundo. O quanto mais perto disso uma marca ou empresa estiver, mais apta estará a não “ficar para trás”.

Esclarecimentos e reputação

Apesar de parecer um mundo maravilhoso para as empresas, a internet apresenta também muitos problemas e riscos.

O ritmo acelerado faz com que muitas informações circulem sem quaisquer verificações, e que mitos, ou as chamadas fake news, por exemplo, tornem a internet completamente imprevisível. Além disso, o anonimato permitido pelo fato de estar atrás das telas de tablets, celulares e computadores faz com que proteções e seguranças proporcionadas pelo contato pessoal sejam deixadas para trás.

O acesso à informação que o boom da Internet gerou trouxe também a exposição, não só dos usuários, mas de todos os nomes de empresas e marcas presentes nas redes digitais. Diante disso, as empresas precisam constantemente lidar com essa nova realidade de abertura de informações e questionamentos.

O consumidor não precisa mais buscar um SAC ou FAC por telefone para fazer uma reclamação ou solicitação. As avaliações de seus produtos e serviços são realizadas quase que imediatamente pelos consumidores. Fatores positivos, elogios e indicações são exaltados no mesmo nível e potencial que as críticas e ataques também podem ser.

Estar nas redes sociais significa dar maior atenção para a reputação de sua empresa, e é essencial ter uma equipe preparada para atender a demanda de interação com os consumidores, responder e se posicionar diante dos acontecimentos online.

Interação

A interação e aproximação, apesar de seus riscos, é o grande pote de ouro das redes. Explorar esse contato com os próprios clientes ou público alvo é um método eficaz para impulsionar a sua marca no mundo online.

Interação aqui significa abrir os seus canais de comunicação para escutar os seus consumidores, dar espaço para opiniões e questionamentos e mostrar-se disposto a recebê-los bem. Significa também trazer para cada vez mais perto os clientes de sua empresa por meio do lançamento de campanhas, hashtags, votações, enquetes e outros recursos que geram interesse e engajamento.

Adequação de conteúdo

As plataformas e recursos digitais são inúmeros e é essencial compreende-los bem para fazer o melhor uso deles. Facebook, Instagram e Youtube são as principais redes, cada uma delas com uma proposta particular e um público especifico, com um tempo de navegação especifico e interesses peculiares.

É bastante difícil atingir todo o público de todas as plataformas, por isso a segmentação e a escolha fazem parte do processo de desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital.

O Facebook

O Facebook é uma plataforma que tem pretensão primeiramente social. As pessoas estão ali para se conectar e trocar informações, entretanto, o espaço de publicidade e anúncios é uma das mais potenciais entre as plataformas. Aqueles pequenos anúncios que aprecem ao lado do feed de notícias e aqueles que aparecem como conteúdo específico da plataforma – páginas de divulgação – são exemplos claros de como divulgar a sua marca online.

Devido ao ritmo acelerado de todo o conteúdo exposto ali, assim como no Instagram e no Youtube, o conteúdo exibido deve ser curto e objetivo, caso contrário o internauta irá logo abandonar o seu vídeo, texto ou campanha publicados.

Vídeos curtos e bem produzidos chamam a atenção no Facebook. A possibilidade de programar posts nessa plataforma permite um planejamento digital em longo prazo a fim de manter a lealdade do seu público.

O Instagram

O Instagram, por exemplo, é uma plataforma mais especifica totalmente visual. Fotos e vídeos são o conteúdo chave dessa rede e devem ser explorados também no ritmo acelerado de um feed de notícias.

Essa rede social apresenta também um novo panorama para divulgação de empresas. Os chamados influenciadores digitais são usuários do Instagram que se tornam figuras públicas por conta de seu perfil na rede e alguma atividade ali realizada.

Vale para a empresa buscar perfis como estes, com muitos seguidores para usá-la como meio de divulgação. Esse procedimento acontece, muitas vezes, por meio de trocas. A empresa fornece um produto ou serviço para o usuário famoso no Instagram e trabalha com a permuta de divulgação.

O Youtube

O Youtube é voltado exclusivamente para vídeos, por isso permite conteúdo mais longo nesse formato, a criação de playlist e conteúdos mais longos funcionam bem na rede.

Além disso, caso a empresa não queira investir em conteúdo próprio, pode explorar os anúncios que antecedem vídeos assistidos na plataforma. Esses anúncios são pagos  e são um bom investimento devido à amplitude de visualização deste meio digital.

Fazendo escolhas

Conhecer a proposta de cada plataforma e juntar essas informações com os dados do seu público permitem adaptar a sua estratégia digital da melhor forma possível.

A empresa deve realizar uma análise técnica dos melhores formatos em relação ao conteúdo que pretende divulgar. Deve também pensar em possibilidades de inovar nessas redes. Em todas elas, o uso de hashtags, campanhas interativas – como já citado, lançamento de produtos online são caminhos para o sucesso nas redes sociais.

As redes sociais “reciclam” muito rapidamente os materiais ali postados, por isso o investimento em conteúdos exclusivos para a internet merece atenção, afinal, os seu formato e desenvolvimento não são como aquele realizado para quaisquer outros meios de comunicação. Cada vez mais as transformações acontecem de forma mais rápida. Manter-se atualizado e disposto a acompanhar o ritmo de consumo desse meio é essencial para obter sucesso diante dessas ferramentas.

 

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A Websnap, agência de comunicação full service, especializada em marketing digital, foi pioneira em gestão e conteúdo de mídias sociais em 2009, ano em que despontou para o mercado. No portfólio da agência, somam outros clientes, como: Mr. Cheney, Rally dos Sertões , Lifan Motors do Brasil e também a pizzaria Vero Verde em Santo André, que ousou em entregar a primeira Pizza via drone do Brasil. A ação contou com um vídeo realizado pela Websnap que viralizou na internet em 2015 e ganhou as principais manchetes do país.

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