Antes de explicar sobre o que é qualidade de palavras-chave, vamos para a definição de palavra-chave. O Que são palavras-chave?
Palavras-chave são termos utilizados e buscados com frequência pelos usuários no Google para obter respostas e solucionar seus problemas.
Exemplo, quando você busca no Google “agência de marketing” e clica em um anúncio que mostra aquilo que você estava procurando (geralmente em negrito). Isso é o Google trabalhando para te oferecer os links de maior relevância de acordo com a palavra-chave buscada.
Por isso, para que o seu anúncio seja sugerido pelo nosso querido Google, a qualidade das palavras-chave é essencial.
Leve em consideração esses 03 pontos para você ter um bom índice de qualidade nas suas palavras chave escolhidas:
- Página de destino
A página de destino (geralmente website da empresa ou Landing page) precisa possuir as mesmas palavras chave escolhidas no seu anúncio. Algumas boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) também serão considerados quando o Google fizer uma “leitura” da sua página de destino.
- Palavra-chave principal e suas derivadas
Defina uma palavra-chave foco e insira outras derivadas do mesmo assunto.
Exemplo, ao definir palavra-chave “hotel” para o anúncio, você pode aprofundar com as derivadas de acordo com a região ou objetivo esperado (conversão, venda, acesso ao site, entre outros). Nesse caso, poderíamos aprofundar com as seguintes palavras-chave: “hotel 5 estrelas” e “hotel 5 estrelas Curitiba “.
- Equilíbrio
Equilibre todas as classificações de quantidade de buscas mensais, concorrência e preço. Para isso sugiro que você use o Planejador de palavras-chave do Google Ads (Keyword Planner) permite que você veja o preço de uma palavra-chave e grau de concorrência. Essas duas classificações são essenciais para escolher as palavras certas e ter qualidade no anúncio. Acesse aqui no link o Planejador: https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/home/tools/keyword-planner/
Agora que você conhece e entende os principais fatores sobre como o google considera a qualidade de seu anúncio e suas palavras-chave, quero sugerir que você se aprofunde um pouco mais no estudo dessa valiosa ferramenta.
Aprenda mais sobre Google Adwords realizando o Download desse E-book:
Espero que eu tenha ajudado, e até a próxima! : )
Me acompanhe nas redes sociais:
http://www.instagram.com/caminitti
https://www.facebook.com/rodrigocaminitti
Rodrigo Caminitti
CEO Agência WebSnap
Especialista em Marketing Digital, contando com mais de 10 anos na área. Fundou a WebSnap em 2009 que teve destaque como a primeira agência brasileira especializada em redes sociais. Hoje desenvolve estratégias para empresas venderem mais com a Metodologia Inbound Marketing.
Leia também: