Os Leads são contatos identificados de possíveis consumidores que deixaram informações pessoais ou profissionais, como nome, e-mail ou telefone, em troca de alguma recompensa oferecida pela empresa.
A gestão de Lead é essencial para fazer sua empresa crescer.
Os Leads são a peça fundamental do marketing moderno. É possível utilizar ferramentas de análise de métricas e calcular o engajamento do potencial cliente, o que permitirá que você entenda em que etapa ele está em seu funil de vendas.
O que é Lead Scoring?
Sempre que o usuário realiza uma ação, ele recebe um determinado número de pontos.
Essa classificação irá identificar o quão educado, envolvido e interessado ele está.
Qual a diferença entre visitante, assinante e Lead?
Visitante: Fase mais distante da decisão.
São pessoas que conhecem pouco a sua marca ou não demonstram nenhum interesse.
É importante criar artigos de qualidade e posicioná-los nos primeiros resultados de buscas. A ideia é trazer os visitantes para o seu site. É importantíssimo gerar tráfego para iniciar a construção da sua audiência.
Assinante: Ao final dos artigos, deve-se incluir um CTA – Call to Action. Uma das mais utilizadas é o convite para assinar uma newsletter para o visitante tornar-se um assinante e assim, inicia-se um diálogo com a marca.
Lead: Ao se tornar um assinante, o usuário também passa a ser um Lead. A partir de agora, a empresa deve nutrí-lo com conteúdo relevante. Existem particularidades entre os Leads, confira:
⦁ Suspect : Não demonstra interesse no conteúdo
⦁ Lead Qualificado (QL / Qualified Lead) : possui o Perfil Ideal de Cliente.
⦁ MQL (Marketing Qualified Lead) : Leads qualificados pelo marketing; percorrem a jornada de compra até a fase do reconhecimento do problema.
⦁ SAL (Sales Accepted Lead) : A área comercial precisa validar o MQL como um lead qualificado antes de dar surgimento ao processo.
⦁ SQL (Sales Qualified Lead) : Lead abordado e educado; está pronto para receber a oferta.
Um SQL nada mais é do que um Lead qualificado por vendas, ou seja, ele já passou da fase do reconhecimento do problema e agora está considerando solucioná-lo com a empresa. “Lead Quente”.
Oportunidade
O funil ideal é aquele que entrega resultados para a empresa. Uma oportunidade é quando ele já viu a proposta comercial da empresa.
Cliente
Depois de passar por todas as etapas do funil de vendas, o visitante, finalmente, converte-se em cliente. Você tem a responsabilidade de retê-lo, nutrindo-o.
O que é a nutrição de Leads e quais são os seus benefícios?
A nutrição de Leads se inicia quando o usuário assina a newsletter e possui três principais funções:
Educar o usuário: Quanto mais o consumidor sabe sobre o produto ou serviço, maiores as chances de ele fechar um negócio.
Relacionamento: Quando a empresa nutre o usuário com informações relevantes e constrói uma relação de confiança com o potencial comprador.
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