O Marketing Digital consiste em um conjunto de atividades planejadas por uma empresa, instituição ou pessoa, que são executadas online, com o objetivo de atrair potenciais clientes, novos negócios, criar uma identidade e desenvolver uma identidade corporativa. Ou seja, assim como as tradicionais estratégias publicitárias, o Marketing Digital tem o intuito de divulgar uma determinada marca, produto ou serviço no mercado.
De acordo com Philip Kotler, o marketing é um “processos social por meio do qual as pessoas e grupos de pessoas satisfazem seus desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Portanto, o marketing nada mais é que uma negociação de mercado, que visa atingir públicos diferenciados.
Porém, com o atual desenvolvimento tecnológico e o crescente uso das TICs (tecnologias da informação e da comunicação), o marketing teve que se adaptar aos novos comportamentos da sociedade, que é permeada pelas redes online e midiatizadas. Portanto, não há como falar de marketing e ignorar que grande parte da população está conectada à internet e realiza compras online.
Nesse sentido, o Marketing Digital aparece como a principal estratégia de publicidade da contemporaneidade, pois ele concentra seus esforços no ambiente online, por meio de canais digitais (blogs, websites, mecanismos de busca, redes sociais, entre outros). Além disso, é possível desenvolver planejamentos objetivos e direcionados, que potencializam as chances de atrair novos clientes.
Mas, então, como captar mais leads com o marketing digital?
Antes de explanar as principais estratégias do marketing digital, é preciso compreender alguns conceitos, como o significado de leads. De forma resumida, o termo refere-se a pessoa interessada por um determinado produto e/ou serviço, e que demonstra interesse de aquisição. Portanto, é o nosso potencial cliente.
O interesse do lead é demonstrado normalmente pelo preenchimento de dados em uma plataforma online (formulários ou assinatura de newsletter), ou pelo contato direto com a empresa. Após essa primeira aproximação, o lead é visto como qualificado, ou seja, ele sinalizou que o conteúdo é relevante para ele. Agora, cabe à empresa direcionar ações para concretizar a venda.
Um exemplo simples de atração dos leads são as pesquisas online. Exemplo prático: As empresas de instalações elétricas prediais podem realizar um estudo sobre o quê as pessoas mais procuram sobre instalações elétricas e, a partir do momento em que as pessoas responderem com nome, sobrenome, telefone ou e-mail, automaticamente já se tem um lead. Dessa forma, caso o usuário receba um e-mail dessas empresas a posteriori, o processo seria muito menos invasivo e direcionado.
Estratégias para conversão de leads com marketing digital
Blogs
A primeira estratégia para um marketing digital eficiente é ter um blog. O espaço será destinado para as publicações da empresa, com o intuito de fornecer conteúdos relevantes aos leads. Atualmente, vários empreendimentos compreenderam a importância dos blogs, pois através deles, é possível direcionar postagens e aplicar técnicas de SEO (otimização de busca), fazendo com que o website da empresa tenha visibilidade nos mecanismos de busca.
Os blogs podem ser usados para tratar de assuntos referentes ao nicho de mercado. Exemplo prático: Ou seja, uma empresa especializada no conserto de gerador de energia poderá tratar dos diferentes tipos de geradores, principais usos e formas de manutenção do equipamento. A estratégia é destinar 80% do conteúdo para informação e somente 20% para propaganda. Desse modo, os usuários irão procurar o conteúdo dos blogs para sanar algum problema e, com isso, as chances de conversão de leads são maiores.
E-books
O e-book é um livro digital, geralmente compartilhado em formato PDF, EPUB ou disponibilizado para leitura no Kindle, que traz informações detalhadas a respeito de um determinado assunto, tema ou serviço. O arquivo é uma das estratégias mais clássicas de geração de leads, visto que o conteúdo rico do e-book é uma maneira eficiente de atrair pessoas interessadas.
A popularidade dos e-books cresceu muito nos últimos anos, devido à praticidade de leitura em diversos dispositivos, como computadores, tablets e smartphones. Assim, eles são difundidos em vários nichos de mercado.
Nesse website mesmo você pode encontrar vários E-books gratuitos sobre Marketing Digital: https://www.websnap.com.br/materiais-ricos-agencia-digital/
A grande vantagem está na exploração aprofundada de um conteúdo, por meio do e-book. Por esse motivo, é importante produzir algo relevante, comprovado e que agregue algo positivo aos leads. Com isso, as pessoas sentirão confiança na marca e a empresa ganhará autoridade no mercado.
Os e-books podem trazer todo o tipo de informação, desde que relacionado com o produto e/ou serviço da empresa. Exemplo prático: Assim, no caso de um empreendimento de aluguel de maquinas de construção, é possível disponibilizar um e-book elencando os principais equipamentos de terraplanagem, quais são os procedimentos mais efetuados para construção de edifícios, entre outros assuntos da temática.
Entre as principais vantagens do e-book como estratégia de marketing digital, destacam-se:
Captação de dados de contato;
Melhor conhecimento acerca do cliente;
Retorno de um lead perdido e conversão para qualificado;
Adaptação de conteúdo para storytelling, com maior chance de engajamento.
Webinars
O webinar é um tipo de seminário online, transmitido ao vivo por meio de plataformas onlines ou redes sociais. Devido ao uso de ferramentas audiovisuais, a relação de proximidade com os usuários é maior, em comparação com os e-books. Por esse motivo, muitas empresas têm investido nos seminários, como forma de atrair e converter leads.
Assim, o webinar pode tratar sobre diversos conteúdos específicos. Exemplo prático: No caso de uma empresa de polimento de mármores e granitos, por exemplo, a alternativa pode ser chamar um especialista no assunto, para informar o público de maneira efetiva.
A grande vantagem do webinar está no custo relativamente baixo de produção. Somente com um computador e microfone já é possível criar um conteúdo em audiovisual. No entanto, uma gravação limpa e de qualidade é capaz de manter a atração do público e elevar as chances de captação de clientes.
Redes sociais
As redes sociais tornaram-se indispensáveis para quem deseja investir em marketing digital. Hoje, muitas pessoas se informam por meio delas e, além disso, essas ferramentas proporcionam uma interação positiva entre usuários e os negócios. Afinal, as redes sociais têm o objetivo de comunicar, influenciar e dialogar.
Por essa razão, recomenda-se que toda empresa, instituição ou organização tenha uma página nas principais redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter. Através delas, é possível realizar a divulgação de conteúdos publicados no blog, site institucional e, até mesmo, fazer uma publicação diretamente nas redes.
No entanto, é preciso planejar corretamente o cronograma de publicações, bem como o conteúdo divulgado. Exemplo prático: Por exemplo, para uma empresa de higienização de tapetes pode ser interessante publicar um vídeo sobre as etapas do serviço, diretamente no facebook. Contudo, é necessário levar em conta que outras plataformas como o Twitter e o Instagram possuem regras específicas para conteúdos audiovisuais (quanto ao formato, tamanho, etc).
E-mail marketing
O e-mail marketing consiste no uso do e-mail para a divulgação de campanhas de marketing, com o objetivo de criar e manter o bom relacionamento com os clientes e, assim, melhorar os resultados nas vendas e retenção de leads. Com a ferramenta, é possível direcionar conteúdos especiais para os usuários, levando em consideração as preferências e o perfil médio dos clientes.
Exemplo prático: Nesse sentido, uma empresa de limpeza de estofados de carros pode fazer uma campanha com e-mail marketing sobre um produto inovador, que promove uma higienização mais rápida e profunda. Assim, pessoas que já são clientes podem ter interesse, enquanto os leads podem ficar curiosos e pedir mais informações.
Vale ressaltar que o e-mail marketing é diferente do spam, que é o envio de publicidade em massa. No primeiro, o conteúdo é direcionado aos interessados e, além disso, há opção de cancelamento, caso o usuário não queira mais receber mensagens.
Anúncios de Pay-Per-Click
O Pay-Per-Click (PPC, ou pago por clique, tradução em português) é uma forma de publicidade online, onde o anunciante paga uma taxa, quando o cliente em potencial clica no conteúdo, sendo direcionado ao website. Ou seja, o anunciante paga pelo tráfego, ao invés de investir em retornos orgânicos, somente.
Um exemplo é o Adwords do Google. Exemplo prático: Assim, por meio dessa ferramenta, uma empresa pode divulgar seu sistema de automação de escritório com anúncios pagos e o usuário é induzido a clicar na propaganda.
O pagamento por publicidade é muito eficiente, principalmente, para quem deseja aumentar a taxa de conversão. Porém, a estratégia não é tão econômica, se comparada com os meios orgânicos tradicionais, incluindo o SEO. Por isso, ao investir no PPC, é preciso elaborar uma estratégia, para que o ROI (Retorno sobre Investimento) seja positivo.
Chatbots
Os chatbots tornaram-se muito comuns, especialmente, nas redes sociais. Eles são robôs de comunicação automatizada, que permitem agilizar a resposta aos clientes. Desse modo, o relacionamento com os leads e clientes é beneficiado, pois eles têm uma comunicação rápida e objetiva.
Os chatbots podem ser usados em qualquer tipo de negócio. Exemplo prático: Um empreendimento que faz investigação de passivo ambiental pode colocar como informações automáticas os tipos de serviços, dados de contato rápido e, até mesmo, pedir mais detalhes sobre as dúvidas do cliente, para posterior resposta.
Inbound Marketing
A Metodologia que mudou a forma como as empresas captam novos Leads onde a base de tudo se resume na atração de potenciais clientes, utilizando todas as ferramentas citadas anteriormente.
Se você quiser se aprofundar no assunto Inbound Marketing, acesse:
De resumo, captar mais Leads através do Marketing Digital é uma atividade que exige planejamento e objetivos bem claros, assim ficará mais fácil definir as ferramentas mais adequadas e os recursos necessários que trarão o retorno esperado.
Dica: Lembre-se dos relatórios! O Acompanhamento dos indicadores com relatórios periódicos também são fundamentais para ajudar entender os resultados.
Agora que você conheceu as principais estratégias do Marketing Digital é hora de colocar mão na massa. Esperamos que esse artigo tenha de ajudado a entender mais sobre Marketing Digital e como ele pode melhorar nas vendas da sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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