Vendas consultivas: O que são e como fazer no B2B?

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Vendas consultivas têm como objetivo principal resolver o problema do cliente de forma personalizada, onde mostram a qualidade dos produtos e serviços ao solucionar essa dor. 

 

Essa estratégia é muito utilizada no mercado B2B (de empresa para empresa), mas não é feita de forma exclusiva, podendo abranger também o segmento B2C (de empresa para consumidor). 

 

Afinal, qual seria a diferença entre vendas consultivas quando comparadas ao modelo tradicional? Praticar vendas de forma consultiva significa trabalhar para ajudar o cliente a fazer a escolha certa no momento da compra. 

 

A ideia é deixá-lo encantado através de uma experiência única e que traga um alto nível de satisfação, o que traz melhores resultados para as empresas. 

 

Agora, vamos explicar com mais detalhes o que são vendas consultivas e as etapas que envolvem essa estratégia.

 

Fique ligado e boa leitura!

 

Vendas consultivas: O que são?

Nessa estratégia, o vendedor exerce a função de consultor. Mas o que isso quer dizer? Ao invés de simplesmente tentar “empurrar” qualquer tipo de serviço ou produto, o vendedor busca saber quais são as reais necessidades do cliente, analisando de que forma pode ajudá-lo e se dispõe a ajudar a encontrar a solução certa.  

 

Assim, vendas consultivas são uma estratégia que coloca os desejos do consumidor como ponto focal, onde se entende a situação que o cliente se encontra para buscar as soluções mais eficazes para seus problemas.  

 

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Como é o funcionamento das vendas consultivas?

Realizar uma venda consultiva é similar a fazer uma consultoria, ou seja, é uma ação personalizada e completamente individual, onde a meta é saber quais são as dificuldades que um potencial lead tem. 

 

Durante um processo comercial convencional, os vendedores buscam entender as necessidades dos clientes, quais resultados esperam da empresa e os desafios que precisam enfrentar para superá-los, mas tudo de forma mais genérica.

 

Já na consultoria, o mercado B2B também é estudado, mas de maneira mais nichada e profunda. Com dados importantes em mãos, os vendedores que fazem vendas consultivas indicam quais produtos e serviços irão de fato fazer sentido para seu cliente. 

 

Entenda as etapas das vendas consultivas

As vendas consultivas não acontecem de forma imediata, elas são ligadas ao diálogo e a negociação. Desta forma, conquistar clientes fiéis e suprir suas expectativas é dividido em diversas fases. Vamos conhecer elas: 

 

1. Prospecção

Nesta primeira etapa, ocorre uma busca ativa por contatos empresariais, na tentativa de encontrar corporações interessadas nos produtos e serviços ofertados. 

 

2. Qualificação

Nós sabemos que, de todos os contatos prospectados, vários deles não estão prontos para fechar um negócio, já que no mercado B2B existe a venda complexa envolvida. Alguns necessitam de mais tempo para analisar melhor suas necessidades ou esperar o momento certo para fazer a compra.

 

3. Apresentação

Cada empresa possui seus desejos e dores a serem resolvidos, portanto depois de qualificar os leads interessados, é hora de apresentar soluções que eles precisam, de forma customizada e única. O ideal é mostrar quais resultados serão atingidos com a aquisição de determinado produto ou serviço.

 

4. Negociação

Nesta etapa, é importante o vendedor ter respostas para qualquer tipo de argumento que o cliente possa ter, em especial, os ligados aos preços. Uma dica é usar provas sociais, conhecidas também como cases de sucesso, para mostrar que sua empresa entende do assunto. 

 

5. Fechamento

É o momento que qualquer vendedor gosta: o fechamento do negócio. Aqui, o cliente já confia na sua empresa e nas soluções apresentadas, sendo o momento de assinar os contratos e iniciar os trabalhos.

 

6. Pós-venda

Uma venda consultiva B2B não termina quando a compra é fechada. Os consultores precisam continuar acompanhando seus clientes, procurando saber se as soluções estão dando certo e oferecer novas formas de ajudar. Isso ajuda na fidelização do cliente.

 

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